A SPC lançou recentemente o Polaris. Trata-se do primeiro telemóvel não inteligente que pode ser controlado à distância. É compatível com SPC Care, uma app que permite a qualquer utilizador fazer monitorização remota desse telemóvel.
Testámos o SPC Polaris em conjunto com o SPC Care associado a um smartphone Android que passa assim a poder monitorizar o mesmo. É um produto com grande potencial, principalmente para quem tem familiares mais avessos à tecnologia e que vivam sozinhos.
Como funciona o emparelhamento
O emparelhamento é bastante simples. Após colocarmos um cartão SIM no telemóvel SPC Solaris e o ligarmos, devemos ir às definições e escolher a opção SPC Care. No smartphone, basta instalar a app e iniciar o emparelhamento.
No SPC Solaris escolhemos a opção “Emparelhamento” e gera um QR Code de que fazemos scan com a câmara do smartphone. No Solaris tem de se aceitar o emparelhamento (com consentimento do seu dono) e a partir daí podes fazer a monitorização.
As principais funcionalidades da SPC Care
A SPC traz imensas opções para poderes ajudar o ente querido remotamente. Podes fazer configuração remota que fica disponível de imediato, localizar o dispositivo em tempo real, receber alertas de segurança, bloquear spam e ter registo de saúde.
- Configuração remota: podes ajustar tudo no telemóvel do idoso, desde toques, brilho, botão SOS ou adicionar contactos;
- Localização em tempo real: O SPC Polaris tem GPS, para que possas ver a localização em tempo real do idoso;
- Alertas de segurança: podes receber alertas de bateria fraca, inatividade prolongada, acionamento do botão SOS ou de chamadas e mensagens;
- Proteção contra spam: podes definir uma lista negra e marcar SMS ou chamadas perdidas como vistas;
- Registo de saúde: podes fazer acompanhamento de consultas médicas, lembretes de medicação ou registo de passos diários.
Como foi usar o SPC Care em conjunto com o SPC Polaris
Foi uma experiência bastante positiva e intuitiva. Para começar, o SPC Polaris é um telemóvel muito bem concebido para o seu target. Está equipado com 4G, um botão SOS, botão de slider para lanterna, um ecrã exterior que mostra as horas e marcações rápidas, sendo intuitivo para ser usado por qualquer utilizador sénior.
A utilização da app não podia ser mais simples. No menu inicial vemos o perfil do utilizador, o nível de bateria e a última atualização de localização. É possível ligar diretamente daí para o dispositivo monitorizado, obter a localização atual ou simplesmente fazer o dispositivo tocar. Gostaríamos que fosse imediato a obter a localização atual.
Depois temos a secção de saúde, onde podemos consultar os passos dados pelo idoso. Isto, claro, se o idoso andar sempre com o Solaris atrás. Também é possível adicionar e consultar dados sobre consultas médicas e horários de medicação. Depois, temos a zona do telefone onde na prática podes fazer toda a monitorização do mesmo remotamente. Isto é sobretudo importante se lidas com idosos menos letrados na tecnologia
É possível configurar dados móveis, Bluetooth, GPS e Roaming. Também podes aumentar e diminuir o brilho do ecrã ou nível de som. Podes personalizar a tecla SOS e definir contactos para mesma, assim como ativar notificações para bateria fraca ou chamadas perdidas. Também podes definir alarmes.
De realçar que o SPC Solaris carrega por USB-C. No entanto, o telemóvel vem com uma estação de carregamento sem fios na caixa. Basta colocar lá o telemóvel que este começa a carregar. Mais cómodo é difícil. Tem Rádio FM e uma câmara, que está longe de ter qualidade mínima para tirar qualquer fotografia. Na última parte estão os contactos. Podes adicionar ou retirar contactos remotamente, criar memórias diretas ou rápidas e criar uma lista negra de números. Tens acesso ao histórico de chamadas e de mensagens recebidas.
Conclusão
O SPC Care em conjunto com o SPC Solaris são um excelente serviço para quem quer monitorizar o telemóvel de um idoso à distância. São produtos bem concebidos, com espaço para melhorar, mas que podem literalmente salvar vidas por menos de 100 €.