Sony Xperia 1 desilude nos testes realizados pela DxOMark

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Meio ano depois da sua apresentação, eis que a plataforma DxOMark revela o seu veredicto relativamente à câmara do Sony Xperia 1. Infelizmente para a Sony, as conclusões estão longe do que seria de esperar para um topo de gama.

Com uma pontuação global de 91 pontos, o Sony Xperia 1 está longe de rivalizar produtos como o Galaxy Note 10+ ou Huawei P30 Pro. Em boa verdade, este resultado coloca-o no mesmo patamar do Pocophone F1 e um ponto atrás do iPhone 8.

Para este resultado contribui uma performance atribulada, segundo a DxOMark. A sua exposição e contraste estão na linha da frente dos pontos negativos que esta plataforma atribui ao Sony Xperia 1.

Câmara do Sony Xperia 1 tende a produzir imagens subexpostas

Um dos pontos mais criticados pela plataforma DxOMark tem que ver com o HDR da câmara do Sony Xperia 1. No decorrer dos testes foi descoberto que este mecanismo nem sempre funciona em ambientes exteriores e quando o faz tende a produzir imagens com alguma falta de exposição.

A sua reprodução de cores também não é das melhores do mercado, com o seu balanço de brancos a não ficar a par de alguns dos seus concorrentes. É interessante ainda notar que o modo de retrato do Huawei P30 Pro e do Galaxy Note 10+ não conseguem ser substancialmente superiores ao do smartphone da nipónica.

Ainda assim, nem tudo são pontos negativos. Pela positiva, a DxOMark destaca a rapidez e precisão da focagem automática ou boa reprodução de cores quando a luz escasseia.

O vídeo também não é o ponto forte deste smartphone

Apesar de conseguir gravar vídeo a 240fps, a qualidade das gravações do Sony Xperia 1 está longe dos líderes do mercado neste segmento. Os baixos níveis de detalhe, mesmo quando a luz abunda, não podem deixar de ser destacados.

Esta plataforma deparou-se ainda com alguns detalhes confusos e irregularidades de cores. Isto para não falar no facto de a câmara estar constantemente a tentar focar, o que se traduz numa desconfortável experiência de visualização.

Pelo lado positivo temos uma estabilização de qualidade e um apurado balanço de brancos na maior parte das situações. Algo que nos mostra nem tudo é negativo nesta câmara.

Sony continua a desiludir

Estas conclusões são a prova de que não basta desenvolver um bom sensor para ter bons resultados fotográficos. A Sony possui dos melhores sensores do mercado, no entanto, a falta de qualidade do seu software de processamento influencia negativamente o resultado final.

Numa altura em que a Sony está longe do topo de mercado de smartphones, estes resultados não abonam, em nada, para a revitalização da marca. Sobretudo quando se conclui ser possível adquirir uma câmara com qualidade semelhante por metade do preço.

Editores 4gnews recomendam:

  • Novos iPhone 11 já tem datas para chegar às lojas! E temos boas notícias!
  • Xiaomi lança power bank Black Shark com carregamento rápido e preço apelativo
  • Google Play Store passará a reproduzir vídeos de forma automática
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.