Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Sony WH-1000XM4 Review: o que era ótimo ficou perfeito

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 6 min.

A Sony habituou-me mal com os meus headphones pessoais (os WH-1000XM3). Foi por isso que testar os seus sucessores - os WH-1000XM4 - foi como estar em casa, mas com mais opções.

Passei alguns dias na companhia dos novos Sony WH-1000XM4, e posso dizer-te que são os melhores headphones com cancelamento de ruído que podes comprar. Chegam com melhorias face ao anterior modelo que os tornam quase perfeitos aos meus olhos, e a qualidade sonora mantém-se exímia.

Primeiras impressões dos Sony WH-1000XM4

Assim que olhas para a caixa, as diferenças desta para a anterior geração, não vão muito além do número ‘3’ ser substituído pelo ‘4’. E ao darmos de caras com a bolsa de transporte, os acessórios, e os auscultadores propriamente ditos, as diferenças estéticas são quase nulas.

Sony WH-1000XM4

Tens direito a uma bolsa de transporte bastante rígida e de qualidade. A acompanhar os headphones está um cabo de carregamento USB-C para USB-A, um cabo com saídas de jack 3.5mm se os quiseres usar com fio, e ainda um acessório para os poderes usar no avião.

Se os colocares lado a lado com a anterior modelo, não vais ver diferenças estéticas. Costuma dizer-se que em equipa que ganha não se mexe. E só olhando para a parte de dentro, onde vais descansar os ouvidos, vais encontrar uma diferença notória - o sensor de proximidade que pausa a música quando os retires (e a volta a tocar quando os recolocas).

Sony WH-1000XM4

Vantagens dos Sony WH-1000XM4

  • Cancelamento de ruído é do melhor que vais encontrar
  • Qualidade sonora é de excelência para uns auriculares Bluetooth
  • Bateria continua fantástica
  • Ligação Bluetooth multiponto é um luxo
  • Portabilidade é significativa
  • Sensor de proximidade dá muito jeito

Desvantagens dos Sony WH-1000XM4

  • Modo ‘Falar-para-conversar’ tem de melhorar
  • Botão ‘Custom’ podia ter mais opções
  • Qualidade do microfone ainda “não está lá”

Cancelamento de ruído e qualidade sonora dos Sony WH-1000XM4

Estes são os grandes pontos de referência destes headphones. Se procuras o melhor equilíbrio do mercado entre qualidade sonora e cancelamento de ruído, é neste modelo que o vais encontrar.

Sony WH-1000XM4

O seu som é encorpado, e vais ouvir tanto as vozes como os instrumentos com grande qualidade. Além de ter agudos e médios cuidados, estes são uns auscultadores indicados para quem gosta de graves pujantes. Se ainda assim não estiverem do teu agrado, podes usar a app oficial Headphones Connect (Android/iOS) para adaptar o som no equalizador à tua medida

O cancelamento de ruído é do melhor que vais encontrar nuns headphones. A verdade é que o do modelo anterior já era tão bom, que posso dizer-te que não senti grandes diferenças. Assim que os colocas, entras no teu mundo, e são poucos os ruídos exteriores a ser notados.

Além disso, podes também ativar o controlo de som ambiente. Isto significa que os mesmos microfones que cancelam o ruído, amplificam o som externo, e estarás sempre alerta ao que te rodeia, mesmo com o teu conteúdo preferido a tocar.

Sony WH-1000XM4

As grandes novidades dos Sony WH-1000XM4

Onde sentes diferença é nos pequenos pormenores. Para começar, estes têm finalmente ligação Bluetooth multiponto, que é um verdadeiro luxo. Na prática, significa que podem estar ligados a dois dispositivos em simultâneo.

Imagina que estás a ouvir música, ou a ver uma série no computador, ou tablet com os auscultadores colocados, e o telemóvel toca. Basta colocar o conteúdo que estás a ouvir em pausa, atender a chamada e definir os XM4 como o dispositivo onde queres ouvir. Assim, sem problemas ou complicações.

Outra novidade deste modelo é o sensor de proximidade. Este encontra-se colocado no auscultador esquerdo, e basicamente pausa automaticamente o conteúdo que estiveres a ouvir assim que retiras os auscultadores. Quando os voltas a colocar, a música regressa onde a deixaste.

Sony WH-1000XM4

Uma das novidades mais faladas é, passe a redundância a “Speak-to-Chat” (Falar para Conversar). Esta permite essencialmente que assim que alguém de interpela e mal comeces a falar, a música pause automaticamente e os auscultadores entram em modo ambiente.

Isto significa que consegues ouvir claramente qualquer resposta sem que para isso os tenhas de retirar os headphones. Mas infelizmente este é um modo que ainda necessita de melhorias.

Para teres uma noção mais clara, com uma simples tosse este modo ainda se ativa sozinho. E como o tempo mínimo em que a música volta a tocar é de 15 segundos (pode ser alterado na app, mas apenas para mais que isso), acaba por ser um pouco incómodo. A sensibilidade precisa de melhorias, e o tempo mínimo até voltar a tocar música devia ser de 5 segundos.

Deves ter em conta que estes headphones contam com o codec LDAC (propriedade da Sony), capaz de proporcionar áudio de topo. Mas infelizmente não pode ser utilizado em simultâneo com o Bluetooth multiponto.

Sony WH-1000XM4

A minha experiência com os Sony WH-1000XM4

Como já referi, usar estes headphones diariamente é um verdadeiro prazer. O som distintivo em colaboração com o cancelamento de ruído, faz com que não os queira retirar dos ouvidos seja para ouvir músicas, gravar os nossos podcasts ou assistir a uma boa série na Netflix. E no que diz respeito a conforto, são do melhor que já testei. Nestes pontos, não noto diferenças de maior face aos antecessores (que já eram soberbos).

A Sony afirma que estes têm uma poderosa autonomia para 30 horas mesmo com o cancelamento de ruído ativo, e não saí defraudado. Usei-os em viagens de várias horas, e posso dizer-te que os números da Sony não estão muito desfasados da realidade. Além disso, 10 minutos de carga oferecem 5 horas extra de audição.

Os controlos por toque (onde é possível controlar volume, pausar ou alternas entre faixas) requerem uma curva de aprendizagem. Mas notei que estão um pouco mais precisos, tal como a funcionalidade de tapar o auscultador para ativar o modo ambiente quando queres falar e ouvir alguém.

Sony WH-1000XM4

A minha novidade preferida neste modelo é o sensor de profundidade. É essa a funcionalidade que mais sinto falta ao voltar para os meu modelo antigo. É bastante cómodo de usar, e está bem otimizado.

Não há dúvida que o Bluetooth multiponto é outra característica que pode tornar a escolha destes headphones a certa. Alternar entre o smartphone e o computador nem sempre foi tão fácil como esperava mas regra geral é muito melhor do que andar a emparelhar e a desemparelhar os equipamentos.

Algo que é bom referir é que a qualidade das chamadas melhorou. Mas para uns auscultadores desta faixa de preço, pede-se um pouco mais. Embora o ruído de fundo seja bem abafado, isso acaba por camuflar também um pouco a tua voz.

O botão “Custom” é, como próprio nome indica, personalizável. Permite que o possas colocar para ativar as assistentes virtuais (Alexa e assistente Google) ou para alternar entre o cancelamento de ruído e o modo ambiente através dele. Não seria má ideia dar mais opções a este botão como, por exemplo, poder aí ativar o modo de “atenção rápida”.

Sony WH-1000XM4

Conclusão sobre os Sony WH-1000XM4

Na generalidade, temos de nos focar em pequenos pormenores para encontrar defeitos nestes auscultadores. O que já era ótimo ficou realmente perfeito, e a Sony entrega aqui um produto que recomendo vivamente se procuras um cancelamento de ruído de topo. No entanto, o seu preço não irá agradar a todas as carteiras.

Para saberes todos os detalhes e especificações completas consulta o site da Sony. Podes comprar estes Sony WH-1000XM4 na Amazon de Espanha. Se pretendes algo mais barato, aconselho-te a dares uma olhada no modelo anterior, os Sony WH-1000XM3, cuja análise podes ler aqui.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.