Sony SmartBand SWR10-Review

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 8 min.

A Sony SmartBand SWR10 é um wearable dedicado ao fitness. É leve, elegante e compatível com qualquer Android.

Apresentação

Esta bracelete da Sony é resistente à água, tem pulseiras facilmente alteráveis e uma boa duração de bateria, cerca de 4 dias entre cargas. O seu principal objectivo é seguir e registar todos os seus passos, as suas acções e hábitos durante o dia, e mesmo os seus ciclos de sono, podendo igualmente programá-la para o acordar com um alarme silencioso.

Pode também usar a SmartBand SWR10 durante longos períodos sem estar ligada ao smartphone, via Bluetooth, e logo que a conecte irá sincronizar as suas actividades com a aplicação no smartphone. Pode até usá-la no bolso se preferir, esta SmartBand ganha vários pontos no departamento de "uso despreocupado".

A SmartBand SWR10 não tem um display, portanto não pode tão pouco ver as horas, apesar de ser concebida para usar como uma pulseira normal e não como um relógio, portanto o seu ponto forte é mesmo, usar sem se preocupar. Quanto ao design os únicos pontos merecedores de destaque são a sua leveza e construção compacta, permitindo um uso confortável ao longo do dia e noite.

A SmartBand SWR10 é constituída por duas peças, dois componentes que juntos formam a SmartBand, nomeadamente a bracelete e o núcleo, onde ocorre a verdadeira magia. Esta peça é ligeiramente curva, com 7,8 mm de espessura e muito leve (21gr), apresentando apenas o logótipo da Sony, um botão e 3 LED's que indicam a carga, a função, modo, etc. Numa das extremidades apresenta também a porta micro USB para carregamento.

Este núcleo fica perfeitamente seguro dentro da bracelete em silicone, ficando "entalado" entre a mão e a pulseira, tornando quase impossível perdê-lo. Mudar de pulseira ou retirar o núcleo para carregar é igualmente fácil, sendo as pulseiras em silicone o esforço necessário para o remover é insignificante.

A SmartBand SWR10 é fornecida com duas braceletes em silicone, ou uma borracha que mais parece silicone, são muito flexíveis, não ficam rijas com o tempo e transmitem uma sensação, um toque agradável e que transparece qualidade. O único inconveniente, a meu ver e após ter usado esta SmartBand SWR10 durante uns 5 dias é o ligeiro calor e suor que se gera nessa área.

A SmartBand SWR10 vem com braceletes em preto, mas se quiser pode comprar de outras cores, amarelo, azul, vermelho, verde, etc. Estas braceletes tem 2 tamanhos, um mais indicado para homens e outro para mulheres, de acordo com a espessura do pulso.

Importa também referir que a SmartBand SWR10 tem uma certificação IP58, portanto pode submergi-la até 1.5 metros durante 30 minutos sem qualquer problema. Esta certificação abrange também a resistência ao pó.

A Sony SmartBand SWR10, a bracelete inteligente voltada para o fitness necessita de uma aplicação de companhia para registar todas as suas actividades, a Lifelog. Esta aplicação, e consequentemente a bracelete, é compatível com todos os dispositivos Android, além de a aplicação ser gratuita, ambos factores sempre bem-vindos.

Lifelog, a aplicação de companhia

A aplicação de companhia, Lifelog, é muito mais do que um contador de calorias ou de distâncias. É uma aplicação que almeja proporcionar-lhe uma visão geral da sua vida, das actividades que executa ao longo da jornada diária, o tempo que gasta a surfar na web, a ouvir música, a ver vídeos, no Facebook ou no Instagram. Tudo o que faz, no seu smartphone ou que implique o seu uso, é registado pela SmartBand SWR10. Com especial destaque para actividades fitness, como ciclismo, corrida, jogging, etc. Permitindo-lhe assim fazer um balanço do seu estilo de vida e, porventura, fazer os devidos ajustes para os dias vindouros.

Relativamente à vertente de fitness, a SmartBand SWR10 usa a informação pessoal que vai recolhendo para definir metas e objectivos, mostrando-lhe o seu progresso até os atingir.

Há que referir também as desvantagens, e o processo de configuração da SmartBand SWR10 é um bocado aborrecido, se bem que só deve precisar de o fazer uma única vez. Tem que instalar três aplicações distintas, a SmartBand SWR10, além disso ainda terá que se registar na Sony Entertainment Network, esta é a parte mais chata, mas espero eu, todo este processo será simplificado em breve.

Com tantas aplicações já devem estar a pensar, e a bateria?

Desde já vos digo, não há milagres, com mais 3 aplicações activas, especialmente a Lifelog, e com o Bluetooth e Localização activas, a menos que sincronizem apenas no final do dia ou quando quiserem, é normal que a bateria dure menos, portanto quem tiver um smartphone com uma bateria mais modesta pode ficar algo renitente.

Conectividade e Conexão

Primeiro tem que colocar a SmartBand SWR10 em modo de emparelhamento, este processo é bastante rápido, uma vez que já tenha todas as aplicações instaladas e no devido sítio. O núcleo vem equipado com conectividade Bluetooth e NFC, portanto basta ligar o Bluetooth e o NFC no smartphone, encostar ambos os equipamentos, smartphone e núcleo, e isto bastará para os configurar. A aplicação Lifelog requer o Android 4.4 KitKat ou mais recente.

A SmartBand SWR10 possui apenas um botão, que faz o seguitne:

  • Pressione uma vez para ver se está em modo diurno ou nocturno
  • Pressione continuamente para alternar entre modo diurno e nocturno
  • Pressione duas vezes para adicionar um marcador à Lifelog

Este botão único é o único meio de interacção com o dispositivo. A SmartBand SWR10 não tem um display, ao contrário de outros gadgets de fitness, e verdade seja dita, essa é a sua maior limitação. Já que é suposto usa-la durante todo o dia vinha bem a calhar, pelo menos poder ver as horas (a minha sugestão seria uma dot-view com recurso a LED's de baixo consumo activados com o pressionar do botão).

Expostos os prós e os contras, passemos às verdadeiras funcionalidades desta SmartBand SWR10.

Monitor de fitness e hábitos de sono

A SmartBand SWR10 é uma excelente companheira de fitness, mantém um registo dos seus passos e detecta automaticamente se você está a correr, andar ou outra forma de transporte, como por exemplo a bicicleta. Daquilo que vi e testei, o pedómetro funciona bastante bem, raramente falhando um passo e detectando facilmente se estou ou não a correr. Claro que quando fui jogar Airsoft ou depois Bowling ela não adivinhou, isto porque baseia os seus cálculos na velocidade com que o usuário se desloca. Não é perfeito, longe disso, mas já tem um sério poder de processamento em algo tão pequeno e leve.

Portanto, se gostar de caminhar, de fazer jogging ou simplesmente correr, a SmartBand SWR10 é capaz de acompanhar e registar correctamente o seu exercício e mostrar-lhe, numa interface muito engraçada, diga-se de passagem, o seu percurso e as horas exactas a que percorreu cada etapa. É lhe apresentado um registo dos passos e das calorias queimadas e mesmo quando está sentado ou simplesmente a navegar na web também são registadas algumas calorias queimadas, tal como acontece na realidade mas é tantas vezes menosprezado.

A SmartBand SWR10 também gosta de monitorizar os seus hábitos e ciclos de sono, não de uma forma invasiva ou sintomática-obsessiva como numa certa saga vampírica, tão recentemente em voga. Não, para que a SmartBand SWR10 vigie o seu sono tem que pressionar continuamente o botão para alterar entre modo diurno e nocturno. Aí ficará a saber quanto tempo dormiu, e o melhor de tudo, ser acordado por um suave alerta vibratório no seu pulso. Bem melhor do que acordar com as notícias da manhã ou com uma música qualquer aos berros que invariavelmente o deixa mal disposto logo antes do café da manhã.

Controle a sua Música

Outra funcionalidade bem engraçada da SmartBand SWR10 é a atenção dada ao controlo da música. Não é das coisas mais fáceis, uma vez que só temos um botão para interagir, mas após algumas tentativas acabamos por dominar a fera.

Pressione uma vez o botão físico e depois toque no topo da SmartBand SWR10 para controlar a reprodução de música no dispositivo:

  • Toque uma vez para por em Pausa ou em Play a faixa musical.
  • Toque duas vezes para avançar para a próxima faixa.
  • Toque três vezes para voltar ao início da música ou voltar à anterior.

Este procedimento funciona melhor com aplicações nativas da Sony e pode não funcionar com aplicações de outros fabricantes.

A SmartBand SWR10 vibra quando recebe alguma SMS ou outra notificação, completamente personalizável neste aspecto, além de vibrar quando recebe alguma chamada. Esta pequena pulseira tem muito mais do que imaginei, subestimei completamente este equipamento da primeira vez que o vi.

Duração da Bateria e Preço

A SmartBand SWR10 tem uma minúscula bateria de 35mAh Li-Ion, capaz de manter a bracelete operacional durante 4-5 dias numa única carga. E sinceramente, durante o tempo que a usei, 5 dias, apenas a carreguei uma vez, portanto a previsão até foi acertada. Há que conceder algum mérito a esta pequena bateria, tudo bem que não tenha display, mas mesmo assim 4 dias folgados é bastante para 35 mAh. Claro que nem tudo são rosas e esta pequena pilha demora perto de uma hora a carregar.

Quanto ao carregamento, é feito com um cabo microUSB, e apenas precisa do cabo para isso, tudo o resto é feito através da conexão Bluetooth.

O preço desta SmartBand SWR10 ronda os 90€ para o nosso mercado. O valor é algo elevado mas quando comparado com outros artigo, da Nike por exemplo, já olhamos com bons olhos para esta Sony SmartBand SWR10.

Nota: A minha unidade veio incluída com o Sony Xperia Z2 [youtube https://www.youtube.com/watch?v=Xue9YLqPDwg]

Deixe-nos o seu Like na página do Youtube .

Aplicação para Android 4Gnews.pt Windows Phone 4Gnews.pt 8 e 8.1

fonte via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.