Sony PlayStation VR2: MediaTek ganha corrida e vai ser o coração do novo headset

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Durante o evento MediaTek Executive Summit, a fabricante revelou que o seu primeiro processador VR vai ser o coração do próximo headset Sony PlayStation VR2.

Apesar de não ser uma revelação inesperada, esta será a primeira vez que a MediaTek abraça o universo da Realidade Virtual com um componente seu.

Especificações esperadas no Sony PlayStation VR2

PlayStation VR2 launches February 22, 2023, with pre-orders starting November 15. Details at PlayStation Blog: https://t.co/K5h5YjRlxj pic.twitter.com/e97fVvHvZx

— PlayStation (@PlayStation) 2 de novembro de 2022

Foi durante o evento MediaTek Executive Summit que a fabricante de processadores anunciou que o seu processador, especialmente desenvolvido para a Realidade Virtual, vai alimentar o próximo headset PlayStation VR2 da Sony.

E ainda que seja a primeira aventura da MediaTek no universo de Realidade Virtual, a notícia não foi inesperada para o público mais atento a este mercado high-tech. Anteriormente, o analista Ming-Chi Kuo tinha já avançado que o novo dispositivo podia ser alimentado por um processador MediaTek. Assim, esta notícia confirma apenas o que já se esperava.

Por seu lado, o headset da Sony é também já do conhecimento público, visto que a Sony revelou já as suas especificações técnicas, além de não se poupar a esforços para o divulgar nas redes sociais.

Assim sabemos já que o modelo inclui ecrãs OLED com uma resolução de 2040x2000 pixéis em cada olho e uma taxa de atualização de 120 Hz. As lentes do dispositivo serão também ajustáveis.

De acordo com a Sony, o modelo vai fornecer um campo de visão de aproximadamente 110 graus e estará equipado com quatro câmaras para rastreamento e uma câmara IR para rastreamento ocular.

De resto, vai fornecer áudio tridimensional com vibração nos auscultadores, além de estar equipado com porta USB Tipo-C.

Disponibilidade e preço do Sony PlayStation VR2

Ainda que só chegue às prateleiras das lojas a 22 de fevereiro de 2023, a partir da próxima semana, mais especificamente a 15 de novembro, será possível reservar o PlayStation VR2.

Quanto a preços, o headset Sony terá um preço na Europa de 599,99 euros que inclui o dispositivo, os controladores Sense e um par de auscultadores. Esse custo sobre para 649,99 euros se os utilizadores optarem pelo pacote que inclui também o jogo Horizon Call of the Mountain.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt