Sony PlayStation 5 pode chegar em 2018 com chip da AMD

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A fabricante japonesa é bem conhecida pelas suas consolas, aliás, mais do que por qualquer outro produto nos dias que correm. Agora, caso este novo rumor esteja certo, em 2018 ficaremos a conhecer a Sony PlayStation 5. Tal como avança a publicação SemiAccurate, a próxima geração chegará já durante este ano com alguns componentes da AMD.

Com efeito, segundo esta publicação Sony PlayStation 5 trará um novo processador feito exclusivamente para a consola pela AMD. Segundo consta, a próxima geração trará um chip AMD Zen feito segundo as especificações e exigências da Sony. Tudo isto para que a sua performance possa voltar a superar toda a concorrência (Xbox One X).

Vê ainda: Fortnite. Depois do Windows, jogo somou mais de 15 milhões no iOS

O processador AMD Zen utilizará a arquitectura "Navi", algo que pode ser apelidado de sucessor dos processadores Intel Core para os computadores (PC's).

Todavia, temos poucos indícios de que a Sony PlayStation 5 chegará efetivamente já em 2018. Sendo a única excepção os Kits de desenvolvimento que começaram a chegar a vários desenvolvedores e programadores de jogos. Ainda assim, esta publicação SemiAccurate, estaria certa em vários rumores anteriores.

A Sony PlayStation 5 pode chegar em 2018 com "coração" da AMD

Acertaria nas fugas de informação e rumores em torno da PlayStation 4, da Microsoft XBOX One, e até mesmo da Nintendo Switch. Ainda assim, aconselho uma saudável dose de cepticismo perante estas alegações. Ora voltando a olhar para o rumor, mas afinal o que é que nos trará de novo o processador da AMD? Segundo a fonte trará todo um novo nível de aproveitamento para jogos em Realidade Virtual (VR). Mais uma vez, para já os detalhes são muito difusos.

Realidade Virtual pode ser um dos trunfos da Sony PlayStation 5

Tornando não só a programação de jogos para VR mais simples como os jogos em si muito mais completos. Com efeito, a Sony PlayStation 5 apresentaria assim um grande salto na sua arquitectura face às gerações anteriores. Com os novos núcleos "Zen" da AMD sendo praticamente os mesmos que temos nos processadores Ryzen. Mais ainda, os "Zen" podem ser encarados como os sucessores dos "Jaguar" apresentados em 2013 com a PlayStation 4.

Em suma, para já não temos qualquer indicação sobre as especificações concretas da próxima consola da Sony. Sabemos apenas que será uma iteração face aos produtos que atualmente temos no mercado, mais concretamente a PlayStation 4 Pro. Posto isto, espera-se que a tecnológica inclua alguns trunfos e otimizações para "embelezar" o produto mais do que qualquer outra coisa.

Cumpre ainda salientar que a arquitectura de processadores "Zen" será retro-compatível com os jogos da geração anterior (PS4). Serão boas notícias para quem quiser continuar a usufruir dos jogos da sua consola anterior. Ainda assim, para já, tudo isto não passa de mera especulação.

E tu, já estás à espera da próxima geração de consolas?

Assuntos relevantes na 4gnews:

S8

Xiaomi já vende mais smartphones em Espanha do que a Apple e LG

Samsung Galaxy Note 9 imaginado agora pela DBS Designing

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.