Sony - Fim do serviço My Xperia indica optimização de recursos da marca

Gonçalo Pereira
20 Janeiro, 2018
Sony Xperia XZ2 Sony Xperia XZ atualização Android Sony Xperia Android Oreo My Xperia
Novo Sony Xperia são uma possibilidade para a MWC

Ainda recentemente falamos no nosso podcast (podes ouvir aqui) que a Sony é uma das marcas que nos deixa preocupados quanto à sua permanência no mercado mobile. Agora, o serviço My Xperia terá os dias contados.

Os números da empresa não têm sido elevados e claro que apesar de pertencer a um grupo muito grande, a marca pode sempre deixar de considerar a presença mobile relevante e optar por abandonar o mercado em termos de vendas, mantendo apenas a produção e venda de componentes.

Vê ainda: Amazon Alexa. Nova versão para Android visa provocar Google Assistant

O nome Sony acarreta em todos nós, mais velhos ou mais novos, um peso grande, que não vem dos seus smartphones, mas claro de produtos como a PlayStation e para os mais velhos, o clássico Walkman.

As perdas da Sony Xperia são suportadas pelos outros setores da empresa...

Entre outros produtos, as primeiras grandes televisões a cores Trinitron, o Discman, o MiniDisc e a tecnologia Blue-Ray. Enfim, inúmeros produtos que ao longo dos anos nos enraizaram o nome da marca Sony no que toca a tecnologia.

Uma das opiniões que mais prevaleceu no podcast foi que o grupo é grande que chegue para poder continuar a permitir perdas no sector mobile sem que por isso perca sustentabilidade num sentido global.

Recorda-te à cerca de um ano, a Microsoft dizia que a presença no mercado mobile é chave para a projecção do nome da marca e hoje a empresa não tem hardware no sector, apenas software através de parcerias chave.

Software foi exactamente o que me trouxe a escrever-te este artigo. Mais especificamente, a Sony sem anuncio prévio resolveu terminar a parte do serviço My Xperia que permitia os utilizadores rastrear o seu equipamento remotamente. Como alternativa, a marca está a encaminhar os utilizadores do serviço para o serviço Find My Device da Google.

O que isto significa? Na minha opinião e no mesmo sentido que a nossa fonte, trata-se de uma optimização de recursos, possivelmente o mesmo que fez a HTC, ao retirar todos os serviços próprios e duplicados de todos os seus smartphones. Isto em detrimento do uso dos serviços Google que já vêm incluídos nos Google Play Services, como por exemplo o Gmail.

Gestão de recursos pode descer custos dos smartphones

Esta gestão de recursos pode em tudo ajudar a marca a descer os custos de desenvolvimento de software. Apoiando-se mais em serviços já existente da Google. Da mesmo maneira pode diminuir os já curtos períodos de actualização dos seus dispositivos, não tendo de optimizar tantas aplicações para a nova versão do Android.

Isto pode ser apenas a ponta de um iceberg de alterações na Sony Mobile. Esta poderá, em último caso, levar a um custo de operação mais baixo. Mas também, quem sabe descer o próprio custo dos smartphones Sony no longo prazo.

Serviço My Xperia tem os dias contados

Sony Xperia - Google My Xperia
Serviço My Xperia tem os dias contados

Como sabes, por este lado estamos sempre desejosos de ver os Sony Xperia a vingar no mercado mobile. Acreditamos que são bons produtos, mas que estão a precisar de um grande refresh, sem que por isso tenham de perder a sua identidade. Veremos o que nos trará a MWC já no final do mês de Fevereiro.

Se queres saber um bocado mais do que temos a dizer sobre a Sony e outras marcas que nos preocupam no sector Mobile, ouve aqui o nosso podcast numero 182, em formato de SoundCloud desce um bocado mais para veres o link do Youtube.

Aproveita para distribuir um gostos pelo nosso conteúdo se dele gostaste e claro, deixa a tua opinião nos comentários, que gostamos sempre de ouvir.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy A8 2018 e A8+ 2018 recebem atualização do Android

Meizu. Fabricante chinesa mantém-se fiel à MediaTek

Android Oreo. Motorola Moto Z Play já testa as novidades da Google

 Fonte | Via

Mais na 4gnews

Google Play Store: 18 Apps e jogos Premium que estão agora Grátis
Google Play Store nova versão da APK disponível para download
Opera para Android já te dá uma VPN grátis (download APK)
Xiaomi é a exceção à regra e cresce seriamente em 2018
Xiaomi Redmi 7 já tem versão Global e o preço continua apelativo
Huawei P30 Pro tem data de lançamento revelada pela Amazon

Artigos que não podes perder

Como encontrar o telemóvel Android com a ajuda do Google
Os smartphones com os melhores processadores - Outubro 2018
Os 15 melhores telemóveis baratos que valem (realmente) a pena em 2018
Os 13 melhores emuladores Android para correr jogos e apps no computador
Os 10 melhores telemóveis chineses a ter em atenção em 2018
Como recuperar mensagens apagadas: SMS Android, WhatsApp e Facebook Messenger