Sony - Fim do serviço My Xperia indica optimização de recursos da marca

Gonçalo Pereira
Gonçalo Pereira
Tempo de leitura: 3 min.

Ainda recentemente falamos no nosso podcast (podes ouvir aqui) que a Sony é uma das marcas que nos deixa preocupados quanto à sua permanência no mercado mobile. Agora, o serviço My Xperia terá os dias contados.

Os números da empresa não têm sido elevados e claro que apesar de pertencer a um grupo muito grande, a marca pode sempre deixar de considerar a presença mobile relevante e optar por abandonar o mercado em termos de vendas, mantendo apenas a produção e venda de componentes.

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O nome Sony acarreta em todos nós, mais velhos ou mais novos, um peso grande, que não vem dos seus smartphones, mas claro de produtos como a PlayStation e para os mais velhos, o clássico Walkman.

As perdas da Sony Xperia são suportadas pelos outros setores da empresa...

Entre outros produtos, as primeiras grandes televisões a cores Trinitron, o Discman, o MiniDisc e a tecnologia Blue-Ray. Enfim, inúmeros produtos que ao longo dos anos nos enraizaram o nome da marca Sony no que toca a tecnologia.

Uma das opiniões que mais prevaleceu no podcast foi que o grupo é grande que chegue para poder continuar a permitir perdas no sector mobile sem que por isso perca sustentabilidade num sentido global.

Recorda-te à cerca de um ano, a Microsoft dizia que a presença no mercado mobile é chave para a projecção do nome da marca e hoje a empresa não tem hardware no sector, apenas software através de parcerias chave.

Software foi exactamente o que me trouxe a escrever-te este artigo. Mais especificamente, a Sony sem anuncio prévio resolveu terminar a parte do serviço My Xperia que permitia os utilizadores rastrear o seu equipamento remotamente. Como alternativa, a marca está a encaminhar os utilizadores do serviço para o serviço Find My Device da Google.

O que isto significa? Na minha opinião e no mesmo sentido que a nossa fonte, trata-se de uma optimização de recursos, possivelmente o mesmo que fez a HTC, ao retirar todos os serviços próprios e duplicados de todos os seus smartphones. Isto em detrimento do uso dos serviços Google que já vêm incluídos nos Google Play Services, como por exemplo o Gmail.

Gestão de recursos pode descer custos dos smartphones

Esta gestão de recursos pode em tudo ajudar a marca a descer os custos de desenvolvimento de software. Apoiando-se mais em serviços já existente da Android.

Isto pode ser apenas a ponta de um iceberg de alterações na Sony Mobile. Esta poderá, em último caso, levar a um custo de operação mais baixo. Mas também, quem sabe descer o próprio custo dos smartphones Sony no longo prazo.

Serviço My Xperia tem os dias contados

Como sabes, por este lado estamos sempre desejosos de ver os Sony Xperia a vingar no mercado mobile. Acreditamos que são bons produtos, mas que estão a precisar de um grande refresh, sem que por isso tenham de perder a sua identidade. Veremos o que nos trará a MWC já no final do mês de Fevereiro.

Se queres saber um bocado mais do que temos a dizer sobre a Sony e outras marcas que nos preocupam no sector Mobile, ouve aqui o nosso podcast numero 182, em formato de SoundCloud desce um bocado mais para veres o link do Youtube.

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