Sony apresenta os Xperia 1 III e Xperia 5 III com objetivas variáveis e 120 Hz

Rui Bacelar
Comentar

A mais recente iteração de smartphones Android da Sony volta a focar-se nas câmaras fotográficas como principal destaque. O maior salto evolucional está na câmara principal com uma objetiva telefoto variável entre o equivalente a 70 mm e 105 mm.

Ambos os Sony Xperia 1 III e Sony Xperia 5 III são smartphones topo de gama, com o último a ser a opção compacta, sem sacrificar o poder de processamento, ou capacidades fotográficas. Com efeito, é na fotografia onde ambos os Sony se podem mesmo destacar!

Chegaram os novos smartphones Sony Xperia 1 III e Sony Xperia 5 III

O principal ponto de venda dos novos smartphones Xperia é a câmara principal com uma das objetivas a proporcionar uma ampliação variável entre o equivalente a 70 mm até 105 mm. Isto traduz-se em 2,9x a 4,4x de zoom ótico, portanto, sem perda de qualidade.

O sensor que acompanha esta objetiva telefoto variável tem 12 MP de resolução, fabricante pela Sony com 1/2,9'' de dimensão. A abertura focal da objetiva varia entre f/2,3 e f/2,8 consoante a distância focal, tendo estabilização ótica da imagem (OIS).

A Sony melhorou também o zoom digital que agora é capaz de simular uma distância focal de até 300 mm. Anteriormente ficava-se pelos 200 mm no Sony Xperia 1 II, em ambos os casos com pouca perda de qualidade nesta ampliação digital.

Há quatro câmaras na traseira dos novos Sony Xperia

Sony Xperia

A câmara principal do sistema traseiro usa um sensor com 12 MP de resolução, da Sony, com 1/1,7'' de dimensão. Está equipado com uma objetiva com distância focal padrão (24 mm), abertura focal de f/1,7 e estabilização ótica da imagem (OIS).

Segue-se a câmara de 12 MP com sensor de 1/2,6'' de dimensão e objetiva ultra-grande angular. Tem abertura focal de f/2,2 e focagem automática, algo raro nas câmaras ultrawide, mesmo em smartphones topo de gama.

Por fim temos uma câmara auxiliar para agilizar a focagem, motor de realidade aumentada e potenciar o efeito bokeh, o sensor iToF 3D como quarta câmara deste sistema fotográfico principal em ambos os smartphones Sony Xperia.

O espírito Alpha marca presença nos Sony Xperia

Sublinhamos que a Sony utiliza um revestimento especial das objetivas para reduzir aberrações cromáticas, distorção e outros artefactos. É aqui que entra a sua colaboração com a ZEISS, famosa pelas suas lentes e objetivas.

Contamos com vários trunfos familiares aos utilizadores de câmaras fotográficas Sony Alpha. Entre estes destacamos o sistema de focagem Eye AF que transformou a Sony numa referência neste setor, funcionando em animais e humanos.

Também temos aqui o Optical SteadyShot (modo de software), bem como a possibilidade de gravar vídeo em resolução Ultra-HD (4K) até 120 fps para gravações em câmara super-lenta na maior qualidade possível.

Por fim, a câmara frontal para selfies mantém-se inalterada face ao ano passado. Temos o mesmo sensor de 8 MP em ambos, mas com um sensor secundário 3D ToF para melhorar o efeito bokeh - apenas presente no Sony Xperia 1 III.

O ecrã é a maior diferença entre os Sony Xperia 1 III e o Xperia 5 III

Sony Xperia

Idênticos no quesito fotográfico, é no ecrã que encontramos as diferenças entre os Sony Xperia 1 III e Sony Xperia 5 III. O primeiro - maior - tem um ecrã de 6,5 polegadas com resolução 4K e formato cinematográfico 21:9, com taxa de atualização a 120 Hz e HDR.

O Sony Xperia 5 III também é capaz de atingir a taxa de atualização a 120 Hz, mas usa um ecrã menor de 6,1, painel OLED com resolução Full-HD e o mesmo formato cinematográfico de 21:9. Também ele apresenta os conteúdos em HDR.

Em ambos os smartphones Sony Xperia temos o processador topo de gama da Qualcomm, o Snapdragon 888.

No modelo Xperia 1 III temos 12 GB de memória RAM e 256 GB ou 512 GB de armazenamento interno. Já o Xperia 5 III tem 8 GB de memória RAM e 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno.

Sony Xperia

Especificações principais do Sony Xperia 1 III

  • Processador Qualcomm Snapdragon 888
  • Gráfica: Adreno 660
  • 12 GB de memória RAM LPDDR5
  • 256 GB ou 512 GB de armazenamento UFS 3.1
  • Ecrã: OLED 4K de 6,5" polegadas, formato 21:9
  • Resolução de 1644 x 3840, 643 ppp
  • Taxa de atualização adaptativa até 120Hz
  • Proteção Gorilla Glass Victus (ecrã) e Gorilla Glass 6 (traseira)
  • Bateria de 4 500mAh
  • Carregamento de 30 W (com fios), sem fios e inverso
  • Câmara principal de 12 MP f/1,7 e OIS
  • Câmara telefoto de 12 MP, f/2,3 a f/2,8 - telefoto de 70 mm a 105 mm
  • Câmara ultrawide de 12 MP + câmara ToF de 0,3 MP
  • Câmara frontal de 8 MP f/2,2
  • Sensor de impressões digitais na lateral
  • Dual SIM e suporte para 5G
  • Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.2
  • Altifalantes estéreo (duplos)
  • Suporte para HDR10+
  • Android 11, Sony UX
  • Dimensões: 165 x 71 x 8,2 mm
  • Peso: 186 g
  • Disponível nas cores Frosted Black, Frosted Gray e Frosted Purple

O Snapdragon 888 da Qualcomm alimenta ambos os Xperia

Sony Xperia 1 III

Ambos os telefones têm suporte para dual-SIM e expansão através de cartão de memória micro SD. Têm também a entrada para áudio jack de 3,5 mm para ligar auriculares, auscultadores, entre outros acessórios.

Os dois smartphones usam a mesma bateria com 4500 mAh com suporte para carregamento rápido a 30 W (50% da carga em 30 minutos), com a Sony a prometer uma longevidade de 3 anos. Aqui o Xperia 1 III tem carregamento sem-fios, o Xperia 5 III, não.

Temos também altifalantes duplos e forte otimização para jogos, com redução do ghosting do ecrã, bem como outras otimizações da imagem. Podemos até gravar o ecrã a 1080 até 120 fps para partilhar posteriormente a gameplay.

O preço dos novos Sony Xperia não foi revelado, mas chegam no verão

Sony Xperia

Por fim, a última diferença entre o Sony Xperia 1 III e o Sony Xperia 5 III reside no tipo de vidro usado para proteção do ecrã. O primeiro usa o mais recente Gorilla Glass Victus e o segundo usa o Gorilla Glass 6, de geração anterior.

Ambos os telefones têm certificação IP65/68 que lhes confere resistência à água e ao pó.

O preço não foi confirmado, com ambos os telefones a chegar ao mercado no verão.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.