Sony apresenta as novidades para 2022 em fotografia, áudio e Smart TVs

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A tecnológica nipónica realizou esta semana a sua TOUR tradicional por diferentes cidades ibéricas para apresentar as novidades mais cativantes para a primeira metade de 2022. Com efeito, após dois anos em que só foi possível fazer esta apresentação em formato virtual devido à situação epidemiológica global, a Sony retomou o formato presencial.

Em particular, ficamos a conhecer produtos como os seus novos televisores BRAVIA XR MASTER Series A95K, os auriculares True Wireless LinkBuds e o sistema de som surround HT-A9.

O mais recente no universo de Smart TV's Sony BRAVIA

Em primeiro lugar, durante a TOUR, a Sony mostrou várias das suas gamas estrela em televisores. Aí pudemos ver a Sony BRAVIA XR MASTER Series A95K ao vivo com o novo painel QD-OLED.

Esta é a nova geração de Smart TV's que oferece uma paleta de cores mais ampla graças ao seu Cognitive Processor XR. É este, recordamos, o processador exclusivo que reproduz as sombras e os tons naturais mais atraentes para o olho humano, para apresentar cores mais vivas e texturas realistas em qualquer nível de brilho.

Por outro lado, com a gama BRAVIA XR MASTER Series A90K, a Sony destaca-se pela combinação do painel OLED da marca e do XR OLED Contrast Pro. Um combo para melhorar a cor e o contraste em áreas claras.

Os espetadores podem, assim, desfrutar de pretos profundos sem precedentes e brilho intenso. Mais uma vez, o Cognitive Processor XR melhora as imagens da mesma forma que o olho humano foca.

Na prática, com os televisores BRAVIA XR X95K, os utilizadores podem controlar com precisão a retro iluminação Mini LED da última geração Sony. Isto graças ao exclusivo XR Backlight Master Drive com Cognitive Processor XR.

Por fim, as séries X90K/X93K/X94K mostram como, com o Full Array LED da Sony, pode controlar a luz de fundo em diferentes áreas do ecrã, para recriar imagens mais realistas onde áreas muito claras e escuras coexistem simultaneamente.

Além disso estas gamas BRAVIA apresentam a tecnologia “Perfect for PlayStation 5”, uma vez que foram concebidas para funcionar perfeitamente com a última geração de consolas Sony.

Câmaras para qualquer tipo de amante da fotografia em 2022

Em segundo lugar, a Sony também mostrou os seus principais produtos no mundo da fotografia. Fê-lo com breve apresentação da sua gama e respetivas características. Na TOUR, destacou-se o mercado de Vlogging, que continua a crescer.

Neste segmento voltado para criadores de conteúdo, a Sony tem as ZV-1 e ZV-E10, câmaras especialmente projetadas para vlogging, que tiram fotos para redes sociais e gravam vídeos com qualidade profissional.

Som 360° para quem quer o cinema em casa com a Sony

Em terceiro lugar a Sony também deu a conhecer o sistema de som HT-A9 que permite sentir o áudio de filmes, séries e jogos de todas as direções, graças ao 360 Spatial Sound da Sony.

Com efeito, é através desta tecnologia, que o HT-A9 mede de forma inteligente a altura relativa e a posição de cada coluna e sintetiza ondas sonoras para criar até doze colunas virtuais, a partir de apenas quatro colunas físicas. Tudo isto num produto compacto e discreto, ou melhor, quatro altifalantes.

Auriculares Sony para se conectar ou desconectar do mundo

Em seguida, na área de som, os representantes da marca comentaram sobre o crescimento dos auriculares True Wireless no mercado. Por isso, a Sony mostrou os seus mais recentes desenvolvimentos neste segmento.

Em primeiro lugar e em destaque temos os novos LinkBuds. São uns ambiciosos earbuds que conectam todos os seus mundos (online e offline) perfeitamente, com um design inovador que permite ouvir chamadas, músicas e outros conteúdos online a qualquer momento e ainda ouvir o ambiente ao seu redor sem sentir nada no ouvido.

São pequenos, leves e com grande suporte, pode usá-los confortavelmente durante horas e não perder nada no dia a dia. De acordo com a Sony, estes auriculares foram criados com um design de anel aberto, único no mercado, permitindo que o utilizador permaneça conectado ao mundo exterior, sem comprometer a sua a fruição do conteúdo.

Mais ainda, o driver do anel possui um diafragma central aberto para fornecer transparência de áudio, permitindo que os sons ao seu redor sejam ouvidos claramente. Podem ficar a par da análise 4gnews a este produto.

Em simultâneo, através de um toque duplo ou triplo perto dos seus ouvidos (não precisa de tocar nos auriculares), pode ajustar a reprodução ao seu gosto sem precisar manipular os LinkBuds. Por fim, com cerca de quatro gramas de peso, estes auriculares são uma maravilha de miniaturização.

Editores 4gnews recomendam:

  • WhatsApp traz finalmente a função de privacidade mais desejada para Android
  • Google Chrome 100 chega com boas novidades na integração de funcionalidades
  • Facebook Messenger: app de mensagens recebe funções úteis do Slack
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.