Sony Aibo: cão robô IA que cria carácter com a interação humana (vídeo)

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Atenção amantes de animais de estimação, há uma nova mascote capaz de conquistar qualquer coração. O Sony Aibo Espresso, cão robô baseado em IA, chegou agora ao mercado dos EUA e tem uma característica muito especial.

Todas as interações que o Aibo tiver com os seus “donos” vão ajudar a construir o carácter deste pequeno robô, através da tecnologia Machine Learning integrada. Por essa mesma razão, o modelo chega com um plano de serviço em nuvem de três anos que vai permitir guardar todos os traços de personalidade aprendidos nestas interações.

Na prática significa que o pequeno amigo robótico vai assimilar as expressões faciais do utilizador e aprender de que forma pode fazer o seu dono feliz.

imagem de dois Sony Aibo sentados
Crédito@Sony

Para que isso aconteça necessita de várias interações com seres humanos. O resultado é tornar-se um amigo de quatro patas único, talhado à medida de cada utilizador.

Sony Aibo executa todas as ações de um cão verdadeiro

imagem de Sony Aibo em grupo
Crédito@Sony

De acordo com informações divulgadas pela Sony, o Aibo executa todas as ações de um cão verdadeiro. Tem capacidade para aprender truques, entre os quais sentar e deitar, assim como pode ser treinado para fazer as necessidades, virtuais entenda-se sem necessidade de limpeza, em apenas um local.

O pequeno amigo pode também ser alimentado através de uma aplicação dedicada que tem suporte no “quatro patas”. Melhor: nesta mesma aplicação, o utilizador pode ter contacto com outros Aibos.

Como cão robótico que é também tem habilidades especiais. Pode ser treinado para cantar e dançar, assim como pode ter um olho de cada cor, em simultâneo, através do recurso Odd Eyes.

imagem de Sony Aibo sozinho
Crédito@Sony

Saliente-se ainda que o Sony Aibo inclui, no seu pacote de venda, uma base de carregamento e uma bola para brincar.

Até agora, o cão robô da Sony estava apenas disponível no Japão, mas a gigante japonesa permitiu a este modelo atravessar fronteiras e chegar ao mercado dos EUA.

Através do site oficial norte-americano da marca, é possível adquirir um pequeno Aibo por 2.899,99 $, cerca de 3.390 €. O custo elevado reflete bem o “pedigree” desta mascote de quatro patas.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt