Sony abre a porta ao lançamento de uma PlayStation 5 Pro

Carlos Oliveira
Comentar

O vice-presidente de hardware da Sony Interactive Entertainment deu recentemente uma entrevista com revelações interessantes. Embora não o diga diretamente, Masayasu Ito não fecha a porta à apresentação de uma PlayStation 5 Pro no futuro.

Masayasu Ito acredita que a Sony deve conseguir acompanhar a evolução tecnológica. Nesse sentido, o lançamento da PS4 Pro foi o método encontrado pela nipónica para poder introduzir essa evolução a meio da vida útil da PlayStation 4.

Adicionalmente, ele refere que a PS4 Pro foi um teste para a vida útil da vindoura PlayStation 5. Declarações que nos indicam que a empresa poderá lançar uma versão Pro dessa consola mais para a frente.

PlayStation 5
Design do kit de desenvolvimento para a PlayStation 5

Sony acredita que a vida útil das consolas encolheu

Na entrevista dada por Masayasu Ito, ele fala da longevidade que as consolas têm no mercado. Se há uns anos era normal uma consola persistir no mercado por 7 a 10 anos, hoje as coisas estão diferentes.

Com os rápidos avanços da tecnologia, Ito acredita que a vida útil de uma consola encolheu para os 6 a 7 anos. Será isto um indicador de que uma possível PlayStation 6 possa chegar, no máximo, em 2027?

É esta a conclusão que podemos retirar das declarações do vice-presidente de hardware da Sony Interactive Entertainment. Mas até chegarmos a 2027, é possível que seja lançada uma PS5 Pro.

A julgar pelo que foi a PS4 Pro, esse possível consola limitar-se-á a incluir pequenas alterações para acompanhar o mercado. Talvez quando o mercado tiver adotado o 8K em força exista razão para uma atualização de hardware.

PlayStation 5 já será uma consola super capaz

A idealização de uma PS5 Pro é ainda muito precoce para os atuais padrões do mercado. Por estes dias, o 4K é a aposta forte do mercado e a PlayStation 5 será mais que capaz de nos entregar jogos nessa resolução de forma fluída.

Para isso contribuirá o seu processador desenvolvido pela AMD com base nos seus Ryzen. Já a sua gráfica será igualmente da responsabilidade da AMD, desta feita baseada na sua tecnologia Navi e com suporte para "ray-tracing".

Vê também tudo o que já sabemos sobre a PS5, dos jogos esperados às especificações e datas mais importantes.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.