Sondagem: mais câmaras ou lentes melhores nos telemóveis?

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Verdade seja dita, a quantidade de câmaras incluídas na traseira de um telemóvel está a aumentar cada vez mais. Começou com as combinações de lente principal + sensor de profundidade, até à inclusão das angulares, macro e telefoto. Já temos equipamentos com 4 câmaras traseiras como o Galaxy S10+ e o Mate 30 Pro.

Inclusive, há rumores de que o Mate 40 Pro pode vir com 5 câmaras traseiras e 3 frontais. Estamos a aproximar-nos de uma quantidade absurda de câmaras que podem arruinar o design de um equipamento. Contudo, dar mais opções de fotografia. (Grande angular, zoom, macro...) Assim sendo, qual é a tua opinião sobre o assunto?

Queremos saber qual é o teu parecer. Preferes que os telemóveis tenham cada vez mais lentes, dedicadas a tarefas únicas e com designs cada vez mais arrojados? Ou preferes uma abordagem do género câmara profissional onde uma lente (ou duas no caso dos telemóveis), consigam providenciar uma excelente qualidade geralmente?

Vamos manter esta sondagem durante os próximos dias para reunir as opiniões dos nossos seguidores. De seguida, iremos publicar os resultados para saber o que a maioria prefere.

Aspetos que podem melhorar nas câmaras em telemóveis

Apesar da existência de titãs da fotografia móvel como o Huawei P30 Pro/Mate 30 Pro ou Galaxy S10+/Note 10+, ainda existem várias lacunas a preencher neste campo. Em primeiro lugar, a fotografia noturna.

A Huawei é a marca que tem mais inovado neste campo. O seu Modo Noite produz resultados impressionantes, desde que apresentado na gama P20, em 2018. Contudo, há quem argumente que as fotografias noturnas possuem um aspeto demasiado artificial, uma consequência da fotografia noturna.

Em segundo lugar, seriam as capacidades de zoom e estabilização em vídeo. O zoom óptico nas câmaras em 2020 poderá chegar às 10X, provavelmente através da Oppo que já publicou a tecnologia no Twitter. Em relação a vídeo, a estabilização por software é boa (no caso dos iPhones) mas nada como ter um motor de estabilização na lente.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Câmara (GCam): melhorias a caminho para a popular aplicação Android
  • OnePlus 8: marca revela o que pretende melhorar na sua câmara fotográfica!
  • Nokia poderá finalmente lançar um topo de gama que vais querer ter!
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.