Sondagem: computador portátil ou desktop?

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Os computadores fazem parte do dia a dia da maioria de nós. Seja para trabalhar, jogar, ou consumir conteúdo, é uma peça importante de tecnologia, tal como os smartphones, tablets ou relógios inteligentes. Desta forma, fazemos-te a questão? O que preferes utilizar, desktop ou portátil?

Clica na imagem ou aqui para votares na nossa sondagem

Vantagens e desvantagens de um computador portátil

A vantagem mais óbvia em ter um computador portátil está no seu nome: a portabilidade. Seja um gaming ou utltrafino, teres acesso aos teus documentos, jogos e sistema operativo em qualquer lado é excelente para estudantes, viajantes ou trabalhadores que precisem de acesso ao computador em qualquer lado.

Por outro lado, temos algumas desvantagens como sobreaquecimento ao longo dos anos, caso o portátil não possua boa refrigeração. Além disso, upgrades de componentes normalmente são mais dispendiosos.

Desta forma, normalmente quem opta por portáteis não se importa em ficar com os componentes de origem durante o tempo de vida útil do equipamento. Eventualmente, o utilizador terá de comprar um novo.

Vantagens de um computador desktop

Os desktops, ou torres, tem a vantagem de melhores sistemas de arrefecimento e uma possibilidade de upgrades maior do que qualquer portátil. A vida útil de um desktop é potencialmente maior, se o utilizador souber limpar devidamente os componentes e ir fazendo melhorias.

Para utilizadores que não precisam de portabilidade e querem poupar dinheiro, o desktop é a melhor opção. Principalmente porque podes simplesmente ir comprando as suas peças e montar o produto final.

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.