Sondagem: baterias maiores ou carregamentos mais rápidos?

António Guimarães
Comentar

Desde o advento dos smartphones que os telemóveis tornaram-se mais do que simples equipamentos para chamadas e mensagens. Hoje em dia consegues fazer um pouco de tudo no telemóvel desde jogar jogos com qualidade de consola até fazer trabalhos e ter produtividade semelhante à de um computador.

No entanto, toda essa inovação tem um preço: a bateria. Lá vão os dias onde as baterias duravam dias a fio. Com sistemas operativos e mais componentes, os telemóveis tem menos autonomia. Assim sendo, colocamos a questão: qual é a solução para isto?

É a questão que te fazemos na sondagem de hoje. Há utilizadores quem prefira ter um telemóvel com uma massiva bateria (e uns milímetros a mais de grossura) e ter autonomia para uma utilização confiante por 2-3 dias.

Por outro lado, há utilizadores que não se importam que a bateria seja mais pequena desde que o carregamento seja rápido. A verdade é que este é o caminho para qual as empresas tem apostado nos últimos anos. A Huawei fez bastante sucesso com o seu carregamento rápido, atualmente a 40W e rumorejado a 60W para o P40.

iphone

A Xiaomi e a Oppo andam em constante competição para criar o carregamento mais rápido possível. Recentemente, ambas as empresas testaram velocidades alucinantes de 100W onde certamente iremos ver este ano um telemóvel com essa capacidade.

Uma desvantagem de tais velocidades alucinantes é o desgaste rápido das células de bateria. Com um carregamento tão rápido, a bateria vai passar mais tempo "agarrada" ao carregador e irá reduzir o seu tempo de vida útil.

Por isso diz-nos a tua opinião. Iremos publicar eventualmente os resultados daqui a umas semanas portanto fica atento. Estamos curiosos para saber a opinião dos nossos leitores.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.