Solução: usufruir dos 6GB de RAM no OnePlus 3 é possível e fácil

Tiago Vahía Pessoa
Tiago Vahía Pessoa
Tempo de leitura: 2 min.

Após a realização de alguns testes ao OnePlus 3 concluiu-se que o mais recente flagship killer não estaria a tirar partido dos 6GB de RAM. Embora a OnePlus tenha dito que essa decisão é propositada de forma a melhorar a autonomia do terminal traduzindo-se isso numa melhor experiência para o utilizador - OnePlus 3 dourado só estará disponível em Julho

É certo que a comunidade de developers vai encontrar maneiras de optimizar a gestão de RAM e fazer um uso mais abrangente dos 6GB de RAM no OnePlus 3. Porém, até lá, Mario Tomás Serrafero do xda-developers (fonte) avançou com uma solução simples através de uma linha de código no build.prop que o utilizador pode mudar facilmente e ter uma gestão da RAM mais amplificada. A explicação segue abaixo.

Há muitas maneiras de editar o build.prop, porém no exemplo dado, Serrafero utilizou o Root Explorer. Depois de se localizar o build.prop (/system/build.prop), há que encontrar a linha de código que diz ro.sys.fw.bg_apps_limit=20 e alterar o valor no final para um número maior. O developer testou o número 36 e o 42 e ambos devolveram resultados semelhantes e interessantes.

Eis os resultados:

Este pequeno ajuste quase duplicou a quantidade de aplicações que o OnePlus 3 passou a aguentar. A maneira testada de saber quantas aplicações o flagship killer suportou foi abrindo todas as aplicações que estavam na gaveta de forma cíclica até encontrar o ponto em que a primeira aplicação (neste caso o Android Pay) foi eliminada da memória e carregada de novo.

Com a configuração por defeito da OnePlus apenas 12 aplicações aguentaram. Com o valor definido para 42 o OnePlus 3 passou a tolerar 22 aplicações. Este valor pode variar, mas dá para ter uma ideia da melhoria.

O youtuber Ash do C4ETech tem um vídeo publicado no seu canal onde testou o OnePlus 3 com estes novos valores e até explica também como os alterar:

Porém em última análise, eu acredito que a OnePlus optou por esta interpretação de "melhor experiência de utilização" por uma razão. Todavia, esta é uma das poucas empresas que incentiva os próprios utilizadores a ajustar e a personalizar tudo como bem entenderem, caso não concordem com as decisões deles. Lembra-te disso!

Assim sendo, caso tenhas um OnePlus 3, leva à letra o Never Settle, get your hands dirty e faz a gestão da tua RAM como bem entenderes.

Talvez querias ver:

  • Variante do Xiaomi Mi Max com 2GB de RAM pode estar para breve
  • O que se começa no Windows 10 Mobile já pode ser acabado no Windows 10
  • Vernee Apollo Lite bate nos 95 mil no AnTuTu por pouco mais de 200 euros