Os chamados óculos inteligentes são um tipo de produto que gera ainda algumas dúvidas aos consumidores, sobretudo quanto à sua verdadeira utilidade prática no dia a dia.
A resposta a estas reticências estará na utilização de ferramentas de Inteligência Artificial e na sua utilização conjunta com câmaras de vídeo, o que transforma um objeto de estilo numa espécie de assistente pessoal permanente.
Os novos AirGo Vision são a resposta da Solos ao recente anúncio da Ray-Ban de incorporar ferramentas de IA nos seus ‘Smart Glasses’ e, pela informação divulgada, a ideia é combater a concorrência com funcionalidades, estilo e preço
Google Gemini e GPT-4o... ‘sem mãos’
Face aos modelos que a Solos já possui em catálogo, os AirGo Vision ganham uma câmara de vídeo e, com ela, toda uma nova dimensão de funcionalidades.
A câmara surge posicionada no lado direito da armação e pode ser usada em conjunto com comandos de voz para acionar os modelos de IA integrados, de forma a que o sistema possa responder a perguntas a partir das questões colocadas e da informação registada pela câmara.
De acordo com um comunicado da Solos divulgado pelo 9to5Google, “o AirGoVision fornece informações em tempo real com base na entrada [de informação] visual, reconhecendo pessoas e objetos (“o que estou a ver?”), ou navegando e narrando direções ou pontos de referência (“dê-me direções para a Torre Eiffel”)".
Para estas funcionalidades o novo modelo incorpora as soluções de IA da Meta (Gemini) e a versão mais recente do Chat GPT (GPT-4o), aos quais se junta o modelo Claude, da Anthropic. No entanto, a Solos não explica se essas funcionalidades são comuns a todas as ferramentas de IA usadas, ou se cada modelo de IA Generativa possui funções específicas quando usadas com a câmara.
Outras utilizações possíveis de fazer com os AirGo Vision passam pelo registo de fotos sem usar as mãos, que o fabricante considera “especialmente útil para acompanhar o progresso visual e os próximos passos em atividades como culinária, projetos de melhoria doméstica, educação e estudos, e até mesmo compras (“O que estou a ver e quanto custa? Existe um preço melhor noutro lugar?”)".
Tecnologia, sem esquecer o estilo
Além da câmara e das tecnologias de IA Generativa, os AirGo Vision incluem altifalantes e luzes LED para notificações, a que se junta um sistema de armações intercambiáveis.
O fabricante refere que este sistema não só permite retirar a câmara quando não é necessária, mas também alternar entre óculos com lentes transparentes e óculos de Sol.
Quanto a preços, a Solos promete valores que começam nos 249 dólares para combater a proposta da Ray-Ban, embora seja um valor sem a câmara - e o preço do módulo com a câmara não seja ainda conhecido. As armações adicionais podem ser adquiridas a partir dos 89 dólares.
Os AirGo Vision chegam ao mercado norte-americano durante julho, embora a marca não especifique, para já, quais os países onde poderão ser adquiridos os novos óculos ‘inteligentes’.