Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Ray-Ban Meta Smart Glasses: assistente pessoal, guia turístico e muito mais

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Ao que tudo indica, os óculos inteligentes Ray-Ban Meta Smart Glasses vão ser atualizados com novos recursos de Inteligência Artificial (IA), por parte da Meta. Recorde-se que estes recursos eram usados, maioritariamente, para fotos, vídeos e música. Em breve, poderão permitir fazer tradução, identificar objetos, animais, monumentos e não só.

Como explica o The Verge, os utilizadores podem ativar o sistema de IA, ao dizer “Ei, Meta”. Depois disso, deverão efetuar o pedido que tiverem a fazer. A resposta é ouvida através dos altifalantes.

De forma a exemplificar, o New York Times (NYT) demonstra uma situação prática da utilidade do recurso. Ao passar por um cão na rua, foi perguntado “que tipo de cão é este?”. A fonte de informação refere que a resposta foi esta: “estás a olhar para um cão Corgi sentado no chão com a língua de fora”.

Os óculos conseguem identificar as propriedades alimentares de um produto

Óculos RayBan IA
Imagem (via Copilot AI)

Outro exemplo dado pelo NYT relaciona-se com uma ida ao supermercado. Depois de perguntar se um determinado produto tinha glúten, a IA teve resposta imediata. “Não, estas bolachas da Oreo são livres de glúten”, respondeu a IA.

De acordo com essa mesma reportagem, sabe-se que a capacidade de identificação dos óculos está muito mais evoluída. Ainda que antes estes já identificassem vários elementos, falhavam algumas vezes.

Isso acontecia, especialmente, quando os objetos de análise se encontravam ao longe. De qualquer forma, apesar das evoluções, o New York Times reforça que a taxa de acerto não é de 100%.

Ainda sobre os óculos, a mesma fonte de informação refere que os óculos da Ray-Ban conseguem compreender inglês, espanhol, italiano, francês e alemão.

É expectável que, com a evolução do tempo e da IA, a Meta continue a promover evoluções nos óculos. Espera-se que a nova atualização de IA chegue ao utilizador no próximo mês.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.