Aluminium OS para desktops, laptops e tablets
Ultimamente, as novidades da Google estão mais relacionadas com o assistente IA Gemini, mas desta vez as manchetes de notícias estão focadas em algo completamente diferente.
Tudo indica que a Google esteja a preparar um novo sistema operativo, designado por Aluminium OS, para substituir o ChromeOS. E uma das grandes novidades e vantagens é que este novo sistema operativo pode funcionar em desktops, laptops e até tablets.
A informação está a ser avançada pelo site Android Authority que adianta também que o novo Aluminium OS é baseado no sistema operativo mobile Android. Aliás, a ideia é integrar este novo sistema operativo em dispositivos Windows que se debatem com questões de eficiência energética.
Segundo a mesma fonte o trabalho está a ser desenvolvido pela Google em parceria com a Qualcomm, com o novo Aluminium OS a ser testado em Chromebooks com processadores Intel Alder Lake e MediaTek Kompanio.
IA será um dos focos do novo SO
Como não podia deixar de ser, um dos focos do novo Aluminium OS será a tecnologia de Inteligência Artificial. O Gemini vai ser incluído no novo sistema operativo, até para o posicionar estrategicamente face ao CoPilot da Microsoft no Windows.
Por outro lado, o novo sistema operativo pode também trazer consigo outra grande vantagem: aplicações nativas de Android para desktop. Na prática, os utilizadores vão conseguir ter a experiência que têm nos smartphones com as apps, mas em formato maior de PC.
Para já, não há ainda nenhum comentário oficial sobre o novo Aluminium OS. No entanto, os rumores apontam para que a Google o apresente já no próximo evento I/O 2026.