Snapdragon 898 tem data oficial de apresentação pela Qualcomm

Rui Bacelar
Comentar

A próxima geração de smartphones Android topo de gama será alimentada, sobretudo, pelo processador Snapdragon 898 da Qualcomm. Este é o chipset que substituirá o atual Snapdragon 888 (e SD888+), tendo agora data oficial de lançamento.

As novidades foram agora reveladas pela própria norte-americana Qualcomm através do seu website. Aí, na página oficial da empresa, vemos a confirmação do habitual evento anual de lançamento de produtos, a Snapdragon Tech Summit

A Snapdragon Tech Summit celebra-se de 30 de novembro a 2 de dezembro

Qualcomm Snapdragon 898
Data confirmada pela Qualcomm no seu website oficial. Crédito: Qualcomm.

Importa notar que a data concreta de revelação do novo processador não foi especificada. No entanto, espera-se que seja no decurso deste certame que a tecnológica revela o seu próximo processador topo de gama para dispositivos móveis.

Aliás, tendo em consideração o histórico da empresa, o anúncio do Snapdragon 898 será, muito provavelmente, o ponto algo de todo o certame. Desse modo, também à semelhança do que vimos em edições anteriores, contamos com esta apresentação logo no arranque da cimeira.

Sabemos também, já de acordo com fontes não oficiais, que este chip será efetivamente um dos pontos mais celebrados do evento de apresentação. Será, para toda a indústria mobile, o início de uma nova era que pautará grande parte de 2022.

Xiaomi, OPPO, Motorola, ASUS, Lenovo, Nubia, ZTE, todas usarão o Snapdragon 898

Qualcomm Snapdragon 898 5G incoming.Qualcomm Snapdragon 898 is launching between 30th November to 2nd December.#Qualcomm #Snapdragon #QualcommSnapdragon898 pic.twitter.com/8gfKyHyedh

— Râmãn Sîñgh (@TECH_roiter) 6 de novembro de 2021

A lista de fabricantes será consideravelmente maior. Não obstante, temos já várias confirmações de marca que usarão este dispositivo móvel. Entre estas podemos confirmar desde já a Xiaomi, Honor, Vivo, Samsung, Motorola, Oppo, Huawei, ZTE, Asus, Black Shark, Lenovo, Nubia, Realme, OnePlus, Sharp, entre outras.

Aliás, no decurso dos próximos dias veremos uma competição entre as fabricantes chinesas para lançar em primeiro lugar um telefone com este chip. Recordamos, a propósito, que em 2020 esse título pertenceu à Xiaomi e ao seu Xiaomi Mi 11.

Em 2021, mais uma vez, temos a Xiaomi na lista de principais candidatas a esta possibilidade. Com efeito, contamos com os novos smartphones Xiaomi 12 a estarem entre os primeiros, senão mesmo os primeiros, a integrar estes novo processador.

O processador de topo para 2022 será o Snapdragon 898

Naturalmente altas, as expectativas apontam para um processador construído segundo a litografia de 4 nm, um processo desenvolvido pela Samsung. Ao que tudo indica, seguirá a configuração de 1+3+4 núcleos (configuração de clusters).

Terá, em primeiro lugar, um "super" núcleos de 3 GHz Cortex X2, com a gráfica Adreno 730 e o modem X65 capaz de velocidades de download de até 10 GB/s.

Espera-se, por fim, que o desempenho geral do Snapdragon 898 seja 20% superior ao atual Snapdragon 888.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.