Snapdragon 898 já mostrou o seu poder! Preparem-se para este SoC Qualcomm

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

À medida que nos aproximamos do final do ano as atenções centram-se cada vez mais na próxima geração de processadores da norte-americana Qualcomm. Com efeito, aguardamos já pelo próximo chip topo de gama, o Snapdragon 898 (SM8450).

Este será o "motor" da próxima geração de smartphones topo de gama a chegar em 2022 (e alguns ainda em 2021). Entretanto, já sabíamos que este novo chip seria fabricando segundo o processo / litografia de 4 nm da Samsung, e temos agora novos detalhes.

O primeiro teste de benchmark ao processador Snapdragon 898

Em primeiro lugar, graças à sua nova litografia de 4 nm contamos com um aumento no desempenho de 20% face à geração atual - o Snapdragon 888 e Snapdragon 888+ (Plus), ambos a 5 nm. Agora, os primeiros benchmarks vêm corroborar esta tese.

Acima podemos ver aquele que é possivelmente o primeiro resultado registado do processador Snapdragon 898 da Qualcomm num teste da Geekbench. Será, porventura, um protótipo em fase de testes, mas revela já o potencial em si contido.

Curiosamente, o smartphone usado como plataforma de teste para este chip foi um novo modelo da chinesa Vivo. Mais concretamente, o Vivo V2102A ainda em desenvolvimento e, tendo em consideração as suas caraterísticas, será um flagship.

O próximo SoC topo de gama da norte-americana Qualcomm

Com uma pontuação de 720 pontos para o teste single-core ou núcleo único e de 1919 pontos no segmento multi-core, o Snapdragon 898 está um nível acima de toda a concorrência. Atualmente, com efeito, não há um SoC que se lhe possa comparar em 2021.

Tendo em consideração as pontuações obtidas pelos demais processadores em existência na plataforma Geekbench, o suposto Snapdraogn 898 mostra-se bastante superior.

Pela listagem da pontuação nesta plataforma vemos também a referência a à arquitetura dual Part 3400. Há ainda a menção à gráfica Adreno 730 GPU.

O novo Snapdragon 898 chega em dezembro na Qualcomm Summit

Além disso, o Snapdragon 898 terá uma configuração de 8 núcleos, portanto, um SoC octa-core com a principal frequência a colocar-se nos 1,78 Ghz. No entanto, segundo a convicção do leaker Digital Chat Station esta valor aumentará assim que começar a produção em massa desta geração de processadores para dispositivos móveis.

Em síntese, o novo processador será consideravelmente mais poderoso com ganhos na ordem nos 20%. Em simultâneo, o consumo de energia será consideravelmente menor, fruto da maior compactação com a litografia de 4 nm.

Por fim, temos que aguardar agora pela Qualcomm Summit, a conferência anual da tecnológica, a realizar-se em dezembro. Aí, caso tudo corro conforme previsto, ficaremos a conhecer oficialmente o novo processador Snapdragon 898.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Segway-Ninebot: o robot corta relva que vais querer comprar!
  • Samsung prepara um novo trunfo para a sua gama Galaxy A em 2022
  • Xiaomi destrona Apple e já é a maior vendedora de dispositivos wearable
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.