Snapdragon 8 Gen 4 promete derrubar o desempenho do A18 Bionic da Apple

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Uma nova geração de processadores de topo já começa a fazer notícia, embora a sua revelação só aconteça no outono. Ainda assim, os primeiros rumores dão conta de um salto de desempenho significativo no Snapdragon 8 Gen 4 que lhe permitirá superar o A18 Bionoc.

Tal facto é apontado pela publicação coreana Notebookcheck que afirma ter acesso privilegiado a testes de benchmark de ambos os processadores. E os primeiros resultados dão vantagem ao novo SoC da Qualcomm.

Segundo a fonte, o Snapdragon 8 Gen 4 obteve uma pontuação single-core de 3500 pontos, face aos 3300 do A18 Bionic. Além disso, afirma que o novo processador da Qualcomm também terá vantagem nos testes multi-core e GPU, embora não avance com números.

Snapdragon 8 Gen 4

A fazer fé nestes valores, a Qualcomm poderá finalmente superar o desempenho do seu principal rival no mercado de smartphones. Contudo, ainda é cedo para dar como certo este facto, visto que ambos os componentes ainda estão em fase de produção.

Novos núcleos Oryon darão a vantagem ao Snapdragon 8 Gen 4

Um dos responsáveis pelo aumento de desempenho do vindouro Snapdragon 8 Gen 4 serão os seus novos núcleos Oryon. Ao que tudo indica, serão núcleos ARM personalizados e desenvolvidos pela Qualcomm.

Além disso, este novo SoC contará apenas com núcleos de desempenho Phoenix para potenciar o seu desempenho. Aliás, é referido que o seu principal núcleo terá um pico de desempenho de 4.3 GHz, o que representa um salto significativo face aos 3.3 GHz do Snapdragon 8 Gen 3.

Este aumento de desempenho gera ainda algumas preocupações no campo do consumo energético. Para isso, a Qualcomm terá de redobrar esforços na eficiência do seu processador, algo que será certamente ajudado pela sua litografia de 3 nm. Aliás, será o primeiro SoC da norte-americana desenvolvido neste processo de fabrico.

Importa ainda referir que outros rumores afirmam que a Qualcomm está a desenvolver várias versões do Snapdragon 8 Gen 4. Uma delas é claramente inferior àquela que agora nos referimos, apresentando uma pontuação de 2845 pontos em testes single-core.

Importa, portanto, esperar por mais informações sobre o futuro processador da Qualcomm. Contudo, os últimos anos revelam-nos que o diferencial entre os SoC´s da Qualcomm e da Apple é cada vez menor.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.