Snapdragon 8 Gen 2 e Dimensity 9200: qual o processador mais poderoso?

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Em novembro, a Qualcomm e a MediaTek vão apresentar os seus últimos processadores de última geração.

Mas qual será o mais poderoso? Fazemos aqui um pequeno resumo com tudo o que já se sabe sobre os próximos chips de topo.

Novos processadores de topo Qualcomm e MediaTek chegam em novembro

A 8 de novembro a MediaTek anuncia o novo processador Dimensity 9200. A 16 de novembro, a Qualcomm revela o seu Snapdragon 8 Gen 2. Depois de ambas as apresentações será um desfile de novos smartphones, equipados com estes processadores, que vêm animar o segmento premium de smartphones premium na reta final deste ano.

Mas qual será o mais poderoso, eficiente a nível energético e com menos questões relacionadas com o sobreaquecimento? Estas respostas estão ainda no segredo dos deuses, mas já são conhecidos alguns pormenores sobre os dois novos chips.

As informações divulgadas até agora chegaram através do leaker Digital Chat Station que teve a cortesia de partilhar nas redes sociais a composição de ambos os chips.

De acordo com o conhecido leaker, ambos os processadores estão baseados no processo de 4 nm da TSMC. No caso do MediaTek Dimensity 9200 a sua composição deverá ser 1+3+ 4 – 1 X3 a 3,05 GHz + 3 A715 a 2,85 GHz + 4 A510 2,0 GHz.

Já o Snapdragon 8 Gen 2 vai ter uma constituição de 1+2+2+3 – 1 X3 a 3,19 GHz + 2 A715 a 2,8 GHz + 2 A710 a 2,8 GHz + 3 A510 2,0 GHz.

Como podemos constatar, apesar de ambos estarem baseados no mesmo processo, utilizam uma constituição e velocidades de frequência diferentes. Teoricamente, o chip Qualcomm poderá ser mais poderoso, mas só com testes benchmarking poderá haver certezas. Isto partindo do princípio de que a Qualcomm resolveu todos os problemas relacionados com sobreaquecimento que atormentaram o seu Snapdragon 8 Gen 1.

Para já, a única informação que temos é de que o novo chip Qualcomm melhorou o desempenho da CPU em 10%, a eficiência energética em 15% e a GPU em 20% relativamente ao processador Snapdragon 8+ Gen 1.

Sobre o Dimensity 9200 da MediaTek dispomos de pouca informação, mas durante a próxima semana, que estaremos mais próximos da sua apresentação, iremos conhecer mais pormenores.

Quais vão ser os smartphones que vão utilizar os novos chips?

Imediatamente a seguir ao anúncio de ambos os novos chips, os fabricantes de smartphones vão lançar no mercado os seus terminais de topo.

No que diz respeito ao Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm sabemos já que, mais uma vez, a corrida de quem chega primeiro ao mercado vai ser travada entre a Xiaomi e a Motorola. Os modelos em causa vão ser o Xiaomi 13 e o Moto X40 que, em 2022 apenas vão estar disponíveis no mercado chinês.

Mas há quem não se consiga decidir, como é o caso da Vivo. Por essa razão, o seu X90 Pro poderá chegar ao mercado com duas variantes distintas: uma alimentada pelo Snapdragon 8 Gen 2 e outra pelo MediaTek Dimensity 9200.

Editores 4gnews recomendam:

  • Qualcomm confirma presença do processador mais desejado nos Samsung Galaxy S23
  • Xiaomi 13 Pro: cores e principais 'specs' reveladas em leak
  • Xiaomi Redmi K60 chega em 2023 com processadores para todos os gostos
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt