Snapdragon 8 Gen 1 Plus: em breve num smartphone perto de ti

Mónica Marques
Comentar

Ao que tudo indica, a Qualcomm vai manter a tradição de lançar dois chips de topo por ano e em breve a fabricante vai lançar o Snapdragon 8 Gen 1 Plus.

Ambos os chips destacam-se pela sua potência, mas diferenciam-se numa questão essencial: a sua tecnologia de processo de 4 nm.

Snapdragon 8 Gen 1 Plus utiliza tecnologia de processo de 4 nm da TSMC

Qualcomm Snapdragon
Qualcomm estará a pressionar a TSMC para lançar em breve o Snapdragon 8 Gen 1 Plus

Foi nos primeiros dias de dezembro do ano passado que a Qualcomm revelou o seu chip de topo Snapdragon 8 Gen 1 e agora prepara-se para, como já é tradição da marca, lançar a versão aprimorada Snapdragon 8 Gen 1 Plus.

E apesar de ambos os chips se destacarem pelas suas capacidades de desempenho, distinguem-se num factor crucial: tecnologia de processo de 4 nm. Enquanto que o Snapdragon 8 Gen 1 foi e está a ser produzido usando o processo de 4 nm da Samsung, a versão Plus do chip vai recorrer à tecnologia de 4 nm da TSMC.

Vários especialistas de mercado vieram já a público declarar que o processo de 4 nm da empresa taiwanesa TSMC é superior à da concorrente sul-coreana Samsung, no que diz respeito à eficiência energética e maturidade.

Aliás, algumas notícias deram já conta de que a Qualcomm não recorreu à TSMC para a produção do primeiro Snapdragon 8 Gen 1, devido ao volume de trabalho que a empresa tinha devido ao lançamento de chips da Apple.

Problemas de sobreaquecimento podem "reformar" antecipadamente o Snapdragon 8 Gen 1

Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1
As fabricantes de smartphones têm vindo a acrescentar avançados sistemas de refrigeração aos modelos para lidar com a questão de sobreaquecimento do Snapdragon 8 Gen 1

Lamentavelmente, o Snapdragon 8 Gen 1 registou alguns problemas de sobreaquecimento. Tal levou a que as marcas fabricantes de smartphones tivessem acrescentado sistemas de refrigeração poderosos aos seus modelos, como temos vindo a assistir em cada lançamento que inclui o processador de topo da Qualcomm.

Exatamente devido a esses problemas de sobreaquecimento, a Qualcomm poderá conceder uma "reforma antecipada" ao seu mais recente processador. De acordo com rumores divulgados no mundo, a Qualcomm estará mesmo a pressionar e a apressar a TSMC para um lançamento mais rápido do Snapdragon 8 Gen 1 Plus.

E, por esta razão, muito em breve a marca poderá anunciar e revelar então a versão Snapdragon 8 Gen 1 Plus que, deverá ter uma entrada no mercado nos últimos trimestres do ano, com o lançamento de novos smartphones já equipados com este chip.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.