Snapdragon 8 Gen 1 Plus: eis o que esperar do novo processador da Qualcomm

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Seguindo a tradição, a americana Qualcomm prepara o lançamento de um novo processador de topo para a segunda metade de 2022. Esse chip ficará conhecido como Snapdragon 8 Gen 1 Plus, uma versão melhorada do processador desvendado em dezembro.

Por enquanto, ainda não existe informação oficial sobre a data de apresentação do novo processador. Entretanto, várias fontes ligadas ao segmento revelam-nos o que devemos esperar do Snapdragon 8 Gen 1 Plus.

Snapdragon 8 Gen 1 Plus promete melhorias em aspetos essenciais

O conhecido leaker Yogesh Brar revelou recentemente as suas previsões para o novo processador da Qualcomm. Segundo os seus dados, esperam-se melhorias promissoras.

Começando pelo seu desempenho, Brar adianta que este será 10% mais poderoso que o Snapdragon 8 Gen 1. Sendo o novo chip uma atualização incremental, podemos considerar estes números bastante aceitáveis.

Em segundo lugar, a fonte aponta melhorias no sistema de refrigeração do novo processador. A convicção é de que o Snapdragon 8 Gen 1 Plus não irá aquecer em demasia e isso permitir-lhe-á manter o seu pico de desempenho durante mais tempo que o seu antecessor.

Igualmente importante será a gestão energética do Snapdragon 8 Gen 1 Plus que será igualmente melhorada. Segundo os primeiros testes preliminares, este chip oferece maior autonomia que o seu antecessor.

Em suma, o próximo processador da Qualcomm irá apresentar melhorias nos três principais pilares de qualquer processador. Será mais potente, mais eficiente e não aquecerá tanto.

Tais melhorias resultarão do novo processo de produção da TSMC baseado na litografia de 4 nm. Pese embora seja a mesma litografia do Snapdragon 8 Gen 1, a diferença está no fabrico que, no caso do último, está entregue à Samsung.

Portanto, uma mudança de fabricante deverá ser suficiente para a Qualcomm apresentar um processador mais otimizado. Quem ganha com esta mudança é mesmo o consumidor final.

Por fim, resta apenas informar que Yogesh Brar espera que o Snapdragon 8 Gen 1 Plus seja lançado em junho. Dado que contraria rumores iniciais a apontar para uma apresentação em maio.

Editores 4gnews recomendam:

  • Qualcomm poderá responder tarde demais aos processadores M1 da Apple
  • Smartphone gaming com câmara escondida já pode ser comprado em Portugal
  • Xiaomi abre a sua maior loja de sempre! Concorrente das Apple Store?
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.