A Qualcomm acabou finalmente com os rumores esta semana ao apresentar oficialmente o Snapdragon 8 Elite Gen 5. Este é o seu novo processador topo de gama que será utilizado nos principais smartphones do universo Android.
A norte-americana classifica-o como o “processador mais rápido do mundo” e os primeiros testes de benchmark comprovam-no. Pegando nos dados recolhidos pela publicação Notebookcheck, é possível ver que o Snapdragon 8 Elite Gen 5 domina nas principais plataformas.
Snapdragon 8 Elite Gen 5 na Geekbench 6
Em primeiro lugar, olhamos para os resultados obtidos pelo Snapdragon 8 Elite Gen 5 na plataforma Geekbench 6. Nos resultados em single-core, este processador obteve uma pontuação de 3 831 pontos, o que representa um aumento de 20% face ao seu antecessor.
Nesta plataforma, apenas o A19 Pro conseguiu superar o novo processador da Qualcomm. A diferença é reduzida, tendo o chip da Apple alcançado 3 914 pontos, o que significa que o utilizador comum não notará diferença.
Em testes multi-core, a história é diferente e o Snapdragon 8 Elite Gen 5 domina por larga margem. Este processador conseguiu arrecadar 12 383 pontos, superando concorrentes como o A19 Pro e o Dimensity 9500 da MediaTek.
Snapdragon 8 Elite Gen 5 na AnTuTu
Passando para a AnTiuTu, a história é bastante semelhante. Ou seja, temos um Snapdragon 8 Elite Gen 5 a liderar confortavelmente os rankings desta plataforma graças aos mais de 4,3 milhões de pontos obtidos.
O único processador que conseguiu ultrapassar a barreira dos 4 milhões de pontos foi o Dimensity 9500, ainda assim com diferença notória. Nesta plataforma, o A19 Pro fica bastante longe (1,4 milhões de pontos), mas importa dizer que os testes da AnTuTu são diferentes para Android e iOS.
Snapdragon 8 Elite Gen 5 na 3D Mark Wild Life Extreme
Olhando agora para o desempenho gráfico do Snapdragon 8 Elite Gen 5, ele continua a brilhar. Na plataforma 3D Mark Wild Life Extreme, o novo processador da Qualcomm volta a assumir a liderança com 8 329 pontos.
Uma vez mais, temos o Dimensity 9500 numa posição muito próxima, com 8 251 pontos. Já no que concerne ao A19 Pro, ele alcançou apenas 5 982 pontos, ficando até atrás do Snapdragon 8 Elite.
Importa clarificar que estes testes foram realizados com um dispositivo de referência, com especificações como 24 GB de RAM, 1 TB de armazenamento ou um ecrã AMOLED LTPO de alta resolução. Ou seja, um equipamento otimizado para obter o máximo desempenho.
Quer isto dizer que quando virmos smartphones reais, como o Xiaomi 17 ou o OnePlus 15, passarem por estas plataformas, os resultados podem ser diferentes. Ainda assim, os valores deverão ser bastante próximos.