Smartwatches Samsung terão medidor de pressão arterial mas a tecnologia ainda está longe

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Ainda hoje noticiámos que os smartwatches da Samsung terão medidor de pressão arterial num futuro próximo. Este é um grande avanço para a empresa coreana, principalmente face à concorrência poderosa da Apple e os Apple Watch.

Contudo, existem algumas ressalvas em relação a essa tecnologia. Em primeiro lugar, esse tipo de funções tem de ser aprovadas por autoridades governamentais. Na Coreia, o medidor já foi aprovado pelo Ministério de Segurança de Alimentação e Medicamentos. Assim sendo, outros países terão de aguardar pela aprovação interna, o que pode demorar.

Adicionalmente, tal como os medidores de batimentos cardíacos, o medidor da Samsung não substitui os métodos convencionais de medição. É recomendado que futuros smartwatches com a função sejam apenas considerados como métodos superficiais de medição de pressão, não dispositivos com precisão médica.

Finalmente, temos a questão da calibração. De acordo com a VentureBeat, a tecnologia necessita de calibração mensal onde os smartwatches precisam de ler os dados de uma fita tradicional de medição, para ter uma base de comparação.

Função da Samsung deverá chegar no terceiro trimestre de 2020

De acordo com a Samsung, a função chegará ao Galaxy Watch Active 2 entre julho e setembro. A partir daí, é suposto todos os smartwatches da marca incluirem o medidor de pressão arterial de origem.

Contudo, é caricato que o Galaxy Watch Active 2 já contém a tecnologia necessária para essa leitura. Assim sendo, o medidor funcionará maioritariamente por software, utilizando a leitura dos batimentos cardíacos para calcular a pressão arterial.

Editores 4gnews recomendam:

  • Youtube recebe modo especial para o dobrável Samsung Galaxy Z Flip
  • Samsung Display: divisão de ecrãs vai ter grandes prejuízos!
  • Samsung Galaxy S20 Ultra desilude nos testes de câmara da DxOMark
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.