Smartphones da Sony podem ter os dias contados! Entende

Filipe Alves
Comentar

Podemos dizer que a Sony já não é o que era no mundo dos smartphones. Ainda que seja uma forte marca nas consolas, televisões ou até áudio, os telemóveis parecem uma batalha perdida.

Parece que estas afirmações não são apenas afirmações de amantes da marca e analistas. A Sony acaba de encerrar o seu website oficial de "Sony Mobile".

Website "Sony Mobile" é encerrado, o que quer isto dizer

Smartphones da Sony podem ter os dias contados! Entende

Assim sendo, podemos ver que o foco da Sony já não passa pelo segmento mobile. O encerramento deste website, que agora encaminha para o website da "Sony.com", mostra-nos isso mesmo.

A verdade é que já não vemos a Sony a dedicar bom tempo na implementação de tecnologia nos seus smartphones. Ainda que tenha sido a primeira marca a trazer um ecrã 4K num telemóvel, pouco mais justificou para que os utilizadores comprassem os seus smartphones.

O que falhou na Sony

Numa opinião pessoal, o que começou este desaire foi o lançamento de smartphones de 6 em 6 meses depois do Sony Xperia Z2. O mercado não estava preparado para ver tantos smartphones de uma só marca no mercado. De referir que Sony também não conseguia justificar o preço dos seus telemóveis.

A desvalorização dos seus equipamentos foi cada vez maior e os utilizadores começaram a ficar receosos face à escolha da marca.

Falta de inovação no design

Ainda hoje os smartphones da Sony se parecem com os equipamentos lançados há 6 anos. Este é um problema. A Sony recusou seguir a ideologia de mercado.

Demorou a reduzir as margens dos seus smartphones e continuou a trazer um aspeto retangular "aguçado". Algo que passou de moda com a evolução e popularização dos smartphones da Samsung e Huawei.

Sony tinha tudo para ser dedicada ao gaming

Não nos podemos esquecer que a Sony é também a dona da PlayStation. A marca tem tudo para criar um smartphone exclusivamente com a consola e atrair os amantes de gaming.

O mercado gaming mobile está a crescer e a Sony tem a faca e o queijo na mão. Só nos resta saber se a marca pretende renascer a sua marca ou vender a possibilidade às outras marcas de se conectarem à PlayStation.

Em suma, é triste ver a Sony onde está. Era um amante da marca e de tudo o que fazia. Tal como referi acima, foi a partir do Sony Xperia Z2 que a minha opinião mudou.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.