Smartphones da Huawei terão aceso à ferramenta da Google para localizar doentes Covid-19

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Huawei tem enfrentado várias limitações nos seus equipamentos depois de ter sido banida por Donald Trump. Um dos casos mais flagrantes é a sua impossibilidade de negociar com a Google e, consequentemente, de aceder aos seus serviços.

Ainda assim, existe um vasto leque de modelos da Huawei que terão acesso à ferramenta lançada pela Google e Apple para localizar infetados com a Covid-19. Na verdade, todos os que foram lançados antes desse banimento poderão usufruir deste sistema.

Modelos lançados antes de maio de 2019 serão legíveis

Foi em maio de 2019 que tudo mudou para a Huawei. Há quase um ano, o presidente dos EUA colocava a Huawei na lista negra do seu país, o que proíbe a chinesa de negociar com qualquer empresa norte-americana.

Ou seja, todos os modelos que a Huawei lançou antes desse fatídico mês poderão usufruir do novo sistema de localização da Google. Isto significa que se tiveres um Huawei P30 terás direito a este serviço, mas os utilizadores dos Mate 30 já não terão a mesma sorte.

Outra limitação para aceder a esta funcionalidade será a presença de um chip Bluetooth de baixo consumo. Este é um requisito importantíssimo, pois sem ele, não há forma de um smartphone poder usar o sistema de localização da Apple e Google de forma correta.

Atendendo a estas condições, não podemos quantificar quantos modelos Huawei serão legíveis. A TechRadar já contactou a tecnológica chinesa para mais esclarecimentos, mas ainda não obteve uma resposta.

Afinal do que consiste o sistema desenvolvido pela Google e Apple?

A parceria celebrada entre as duas potências americanas visa desenvolver um mecanismo que permite saber com quem um infetado Covid-19 se cruzou. Assim que uma infeção seja confirmada pelas autoridades de saúde, o sistema irá aconselhar todos os que se cruzaram com esse doente a tomar medidas de precaução.

Para isso, serão utilizadas comunicações Bluetooth de curto alcance, daí a necessidade de um chip Bluetooth de baixo consumo. Este mecanismo não poderá localizar os utilizadores, mas sim saber se a pessoa A se cruzou com a pessoa B.

Ainda não se sabe quando é que este sistema entrará em funcionamento, pois só em maio é que as primeiras API serão enviadas para os programadores. Seja como for, a Apple e Google já confirmaram que este sistema será desativado assim que a pandemia Covid-19 esteja resolvida.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei prepara um novo Mate para o próximo mês! E não é o Huawei Mate 40
  • Huawei revela os equipamentos que receberão a EMUI 10.1. Sabe se o teu está na lista
  • Huawei Matepad 10.4 é oficial! O "suposto" rival do iPad
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.