A Google informou todas as fabricantes com quem tem parcerias na Turquia que, os seus novos smartphones Android não poderão chegar equipados com as suas aplicações e serviços. Basicamente, na Turquia todos os smartphones irão sofrer as mesmas consequências que os dispositivos da Huawei.
Desde setembro de 2018 que a Google tem trabalho em alterações nos seus contratos, depois de ter sido acusada de abuso de poder. No entanto, as medidas não foram aceites e os responsáveis do governo Turco acabaram por rejeitar as tentativas da Google.
Poderão estas medidas estenderem-se a outros países na Europa?
Para já, este parece ser um cenário pouco provável. Tudo isto começou depois da sua rival Russa — Yandex — ter feito uma queixa forma sobre um possível abuso de poder por parte da Google. O grande problema encontrado foi o facto de no Android os utilizadores não terem opção para escolher de imediato qual o motor de busca que querem utilizar.
No final de 2018, a comissão responsável por esta investigação concedeu à Google 6 meses para realizar as alterações necessárias, assim como uma multa de mais de 15 milhões de euros.
A Google afirma que continua a trabalhar em conjunto com as autoridades para tentar resolver a situação. Mas, tudo indica que na Turquia os novos smartphones Android irão chegar sem qualquer aplicação e serviço da Google.
É importante realçar que, tal como aconteceu com smartphones da Huawei, os dispositivos que já se encontram no mercado não serão afetados por estas medidas.
Editores 4gnews recomendam:
- Realme Buds Air são oficiais e metem os AirPods no bolso
- Snapdragon 865 bate a concorrência no AnTuTu ultrapassando os 560 mil pontos
- Revista Time elege os 10 produtos mais influentes da década