Smartphones "fraquinhos" vão ser mais seguros graças à Google!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A encriptação de um sistema operativo é uma peça-chave na segurança do mesmo. Encriptação permite que tu definas uma passe e só haja acesso a dados através da mesma.

No caso do Android, encriptação não é uma novidade. Contudo, nem todos os dispositivos a correr o sistema operativo da Google possuem esta opção.

Na verdade, são muitos os smartphones que não estão protegidos desta forma. A causa sendo os seus processadores de baixa performance. No entanto isso vai mudar em breve.

O Adantium garante encriptação para os smartphones mais modestos e amigos da carteira

A Google anunciou hoje que vai introduzir um novo método de encriptação. Este método chama-se Adantium e foi feito para correr até no smartphones com baixo poder de processamento.

Em primeiro lugar, a encriptação já existe por definição no Android desde o Marshmallow. Todavia, nem todos os dispositivos tem CPUs que consigam correr os padrões de encriptação. Actualmente o Android utiliza o sistema AES (Advanced Encryption Standard).

Esta questão não abrange apenas smartphones. Dispositivos de baixa frequência como smartwatches ou Smart TVs também sofrem do mesmo. A empresa de Mountain View também explica que o AES corre nestes dispositivos mas afecta bastante a experiência de utilização.

Nesse sentido, foi feita uma regra. Dispositivos definidos com velocidades de 50 MiB/s ou menor não iriam correr o AES. Mas através do Adantium já terão encriptação disponível.

A Google pretende que isto também represente uma escolha para os fabricantes. Assim quando fabricarem um dispositivo de gama de entrada, terão ali na mesma uma opção de segurança de origem.

O objectivo é que a encriptação esteja disponível em todos os smartphones Android, independentemente do preço, gama e características. Esta mudança irá começar com o Android 9 que já suporta o Adantium e certamente iremos ver também com o futuro Android Q.

Editores 4gnews recomendam:

Android: Atualização de fevereiro previne malware por bluetooth

Esta é a melhor aplicação de calculadora que podes ter no teu Android

CHUWI Ubook é a alternativa ‘budget’ perfeita ao Microsoft Surface Go

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.