Smartphone com ecrã extensível da LG está mais perto de chegar ao mercado

Carlos Oliveira
Comentar

A LG mostrou o seu primeiro smartphone com ecrã extensível na CES 2021, a primeira grande feira tecnológica do ano. Apesar do seu irreverente conceito, ainda pairam algumas dúvidas acerca da sua chegada às lojas.

Mas as recentes notícias dão conta de que o smartphone deverá mesmo ser comercializado. Isto porque o LG Rollable passou recentemente pelo crivo da entidade Bluetooth SIG.

LG Rollable
Protótipo do LG Rollable demonstrado na CES 2021

LG Rollable será mesmo o nome do smartphone extensível da sul-coreana

A certificação concedida pela Bluetooth SIG confirmou dois aspetos deste produto. Em primeiro lugar, sabe-se que o dispositivo virá para o mercado com o padrão de conectividade Bluetooth 5.2.

Talvez o dado mais relevante desta certificação seja a confirmação da designação do smartphone. Tal como previsto, ele será comercializado com a designação LG Rollable.

Aquilo que o distinguirá da concorrência será o seu ecrã extensível. Este componente terá a particularidade de se expandir ou retrair consoante a vontade do utilizador. Fechado assume a dimensão de um smartphone convencional, mas poderá transformar-se numa espécie de tablet caso assim o entendas.

Já a sua chegada do mercado nunca foi um dado assegurado. Rumores chegaram a afirmar que o LG Rollable nunca chegaria às prateleiras, porém, a LG já veio desmentir essa possibilidade.

LG Rollable encontrará a concorrência do Oppo X 2021

São várias as empresas que estão a desenvolver um smartphone com ecrã extensível, mas apenas duas já mostraram o seu produto. Além da LG, temos a chinesa Oppo com o modelo X 2021.

A tecnológica chinesa é assim, por enquanto, a grande rival da LG neste nicho de mercado. Esta já colocou unidades funcionais do X 2021 nas mãos de alguns entusiastas, sendo já possível ver o irreverente dispositivo em funcionamento.

Aquilo que podes ver no vídeo acima é uma forte demonstração das potencialidades deste tipo de smartphones. Depois dos dispositivos dobráveis, o conceito de ecrã extensível parece ser o grande objetivo das tecnológicas para os próximos anos.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.