Durante as últimas semanas de 2018 circularam vários rumores sobre novas implementações nas Smart TV da Samsung. Ao que tudo indicava, iriam finalmente começar a suportar as assistentes virtuais Google Assistant e Alexa.
Agora, durante a sua presença na CES 2019, a fabricante sul-coreana revelou oficialmente a chegada das assistentes virutais às suas televisões inteligentes. No entanto, alguns detalhes inesperados deixam um pouco de desilusão.
Vê ainda: Android TV: Smart TV da huawei chegará mais cedo do que se espera
Ao contrário do que seria esperado, a Google Assistant e Alexa não serão suportadas nativamente pelas Smart TV da Samsung. Em vez disso, poderás começar a controlar as televisões com comandos de voz, a partir de colunas inteligentes como a Amazon Echo e Google Home.
Smart TV da Samsung recebe suporte para a Google Assistant, mas a Bixby é quem manda...
Muitas das mais populares fabricantes de televisões inteligentes (Sony, LG, etc.) colocam à disposição dos utilizadores um botão dedicado no seu comando, que lhes permite executar comandos de voz com a Google Assistant e Alexa diretamente na TV.
Ainda que fosse uma possibilidade bastante desejada pelos fãs da Samsung, isso não irá acontecer. Durante os últimos meses a fabricante tem apostado muitos recursos no desenvolvimento da Bixby 2.0. Por isso, o controlo das suas televisões estará ainda a cargo da sua própria assistente virtual.
No entanto, a abertura dos sistemas das Smart TV da Samsung às assistentes virtuais da Google e Amazon será certamente bem recebida. Ainda que tenham tentado evoluir a Bixby de forma a conseguir tornar-se uma 'adversária' à altura, ainda está bastante longe.
Quando vais poder começar a usar o Google Home nas Smart TV da Samsung
Tal como foi noticiado pela CNET, a fabricante sul-coreana revelou que todos os novos modelos lançados já em 2019 irão chegar com o suporte para os dispositivos com Alexa e Google Assistant.
No que respeita aos modelos mais antigos, afirmaram que será possível que venham a receber estas novas funcionalidades através de uma nova atualização de firmware. Mas, não confirmaram esta possibilidade categoricamente, nem revelaram possíveis datas de lançamento da dita atualização.
Editores 4gnews recomendam: