Sistema operativo mobile da Huawei pode ser uma realidade em 2019

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

De acordo com uma publicação no Twitter do Global Times e ainda fontes do mundo asiático, a Huawei está prestes a lançar o seu sistema operativo mobile, após a Google excluir os telemóveis Huawei da Play Store e atualizações do Android.

Apesar de os utilizadores poderem continuar a utilizar telemóveis Huawei com acesso às ferramentas Google, o futuro é bastante incerto. Nesse sentido é provável que a Huawei aproveite o momento para lançar o seu SO e tornar-se ainda mais independente.

O sistema operativo tem o nome preliminar de 'HongMeng OS' e será certamente baseado de alguma forma no existente EMUI. Embora seja apenas uma 'skin' de personalização, o EMUI é parte de um ecossistema que a Huawei tem vindo a tentar criar através de apps integradas nos seus telemóveis., tablets e até computadores.

Embora a Microsoft não se tenha pronunciado sobre esta proibição da Huawei, existe a hipótese dos computadores da marca não poderem utilizar mais Windows. A Huawei pode estar a trabalhar numa solução única.

HongMengOS sem Play Store ou apps Google? Um desastre

Por mais arrojada que a Huawei esteja a ser, temos de ser diretos: a esmagadora maiora dos utilizadores depende da Google nos seus telemóveis. Até mesmos os mais ferrenhos utilizadores Apple fazem uso de uma ou duas apps da empresa concorrente.

A Huawei pode ter o seu novo sistema operativo para se salvaguardar do total colapso. Contudo, um sistema operativo sem Play Store só conseguirá sobreviver no mercado asiático. Os consumidores precisam de acesso fácil às suas apps favoritas. Além disso, um telemóvel sem Play Store não inspira confiança.

O maior desafio ao desenvolver um sistema operativo é o suporte para aplicações. Por exemplo, o Android possui 3.5 milhões de apps na sua loja. Já o iOS cerca de 2.1 milhões de aplicações. Em perspectiva, o moribundo Tizen OS, desenvolvido pela Samsung, 'morreu na praia' apenas com 5000 aplicações.

O Tizen OS foi tão limitado que a Samsung apenas utiliza-o para Smart TVs ou outros dispositivos que não smartphones. Assim sendo, a não ser que a Huawei já esteja a desenvolver o HongMengOS há anos, será uma tarefa hérculea criar algo remotamente parecido à Play Store.

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.