Apple abre portas a parcerias externas
A Apple parece estar a esforçar-se para arranjar forma de transformar a Siri numa verdadeira assistente inteligente.
Depois de rumores de que poderia usar tecnologia da OpenAI(chatGPT) ou da Anthropic(Claude), agora surge a informação de que também a Google entrou na corrida com o seu modelo Gemini.
Segundo Mark Gurman (Bloomberg), a Apple já terá falado com a Google para explorar a criação de um modelo de IA personalizado, capaz de correr nos servidores da Apple e servir de base à Siri do futuro.
Uma luta de serviços de inteligência artificial dentro da Apple
Internamente, a Apple estará a organizar uma competição entre diferentes modelos de IA para decidir qual será a melhor solução.
De acordo com a nova fuga de informação, a empresa está a desenvolver em paralelo:
-
Linwood: versão da Siri alimentada pelos próprios modelos da Apple.
-
Glenwood: versão apoiada em tecnologia externa, como o Gemini ou outras alternativas.
Além disso, a Apple já terá iniciado testes com o seu próprio modelo de um trilião de parâmetros, muito mais avançado do que os modelos atuais de 150 mil milhões usados nos seus servidores.
Gemini, Anthropic e outros nomes em jogo
O Gemini já alimenta o sistema de IA do Android, bem como funcionalidades da Samsung e de várias aplicações em Mac, iPhone e iPad.
A Anthropic, criadora do modelo Claude, continua a ser vista como uma das principais candidatas, mas, segundo rumores, poderá estar a exigir um preço demasiado elevado.
Enquanto se discute qual o serviço externo a usar, algumas lideranças dentro da Apple já têm planos para integrar também modelos externos noutros serviços do guarda-chuva Apple Intelligence, mas, para já, a avaliação está centrada apenas na Siri.
O futuro da Siri: a nova meta é 2026
A Apple tinha anunciado em junho de 2024 uma Siri completamente renovada para o iOS 18. Contudo, devido a obstáculos técnicos e reorganizações internas, o lançamento foi adiado.
A nova meta está definida para a primavera de 2026, altura em que se espera finalmente ver a Siri capaz de competir com os melhores assistentes de IA do mercado.
Isto deixa menos de um ano para ter a nova versão da Siri pronta. É uma tarefa bastante ambiciosa. Será que vai ser novamente adiada ou conseguirá a Apple, desta vez, cumprir o prazo? Resta-nos esperar para ver.