Amazon aposta no futuro da IA com investimento multimilionário

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A gigante do comércio online juntou-se à Anthropic numa parceria estratégica. O negócio envolve até 4 mil milhões de dólares. O objetivo é impulsionar os avanços no campo da Inteligência Artificial generativa.

A Anthropic é empresa emergente de IA e concorrente direta da OpenAI, a criadora do ChatGPT. Com este investimento, a Amazon adquiriu assim uma posição minoritária na empresa. O objetivo passará também por se manter a par das rivais Microsoft e Google, que têm mostrado grande interesse na IA.

Amazon

Anthropic foi fundada por ex-executivos da OpenAI, criadora do ChatGPT

A Anthropic foi fundada há cerca de dois anos por ex-executivos de pesquisa da OpenAI, e tem vindo a ganhar destaque com o lançamento do seu novo chatbot de IA, chamado Claude 2.

Ambas as empresas expressaram o compromisso em fazer evoluir a IA generativa, com a Anthropic a escolher os serviços cloud da Amazon Web Services (AWS) como o seu principal fornecedor. Esta colaboração trará benefícios aos clientes dos AWS, já que lhes dá acesso antecipado a funcionalidades exclusivas para a personalização e afinação de modelos.

Além disso, a Anthropic vai utilizar processadores personalizados, desenhados pela AWS, para treinar os modelos fundamentais que sustentam as suas aplicações de IA. Estes modelos, treinados com enormes volumes de dados, podem ser adaptados para resolver uma ampla variedade de tarefas.

Como refere a CNBC, a Nvidia tem sido a empresa que mais beneficiou com todo o boom da IA generativa. Tudo graças ao desenvolvimento das suas unidades de processamento gráfico, utilizadas para treinar grandes modelos de IA.

O stock da Nvidia registou um aumento impressionante, ao ultrapassar em mais de 200% as previsões financeiras, à medida que a adoção da IA continuava a crescer. Este acordo entre a Amazon e a Anthropic também procura demonstrar que existem alternativas de processadores para aplicações de IA, ao desafiar o domínio estabelecido pela Nvidia.

A Amazon pode ser um Hub de IA

Através do serviço Amazon Bedrock, os clientes AWS podem construir aplicações de IA generativa na cloud, utilizando modelos existentes. A Amazon ambiciona ser o centro de todas as necessidades de IA, oferecendo não só um espaço para desenvolver aplicações mas também a vender as suas próprias soluções de IA.

É bom realçar que a Anthropic já tem investidores de renome, como a Google e a Salesforce Ventures. Este suporte reforça a tendência dos gigantes tecnológicos em investir fortemente em empresas de IA, uma moda iniciada pelo investimento multimilionário da Microsoft na OpenAI no início deste ano.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.