SIBS prepara-se para entrar nos pagamentos móveis com o MB WAY.

Tiago Alves

Já muito se ouviu falar sobre os pagamentos móveis com a tecnologia NFC, e de a mesma vir a ser o futuro, inclusivé a Apple veio anunciar o seu Apple Pay baseado nessa mesma tecnologia, que numa fase inicial apenas funcionará nos Estados Unidos. No entanto por terras de Camões a SIBS (entidade gestora da rede multibanco em Portugal) prepara-se para apresentar o MB WAY um serviço semelhante ao Apple Pay mas sem necessidade de NFC, apenas um smartphone que receba sms!

O MB WAY funciona de forma muito simples, para tal basta associarmos os vários cartões bancários que possuímos ou apenas o que pretendemos utilizar com o serviço MB WAY ao nosso número de telemóvel, e assim fazer compras ou transferências através do nosso smartphone ou tablet. Para isso basta irmos a uma qualquer caixa Multibanco e associar o nosso cartão ao MB WAY à semelhança do que já actualmente fazemos, quando queremos criar um MB NET.

A forma de utilizar o serviço é também ele muito simples, quando quisermos efectuar um pagamento seja ela via internet, ou através de uma loja física, bastará colocar o nosso numero de telemóvel que está associado ao serviço MB WAY e iremos receber uma notificação na aplicação (que será lançada para iOS e Android) e ai colocamos o PIN de 6 dígitos que definimos aquando da activação do serviço. Após a nossa confirmação na aplicação o pagamento fica efectuado!

Segundo a SIBS, os dados bancários ficaram armazenados nos nossos smartphones/tablets sem nunca serem partilhados com terceiros. Nesta fase inicial o serviço encontra-se apenas disponível por convite, sendo que está previsto o arranque em pleno em Abril de 2015.

Para obterem mais informações podem visitar a pagina oficial do MB WAY.

O que acham deste novo serviço tanto a nível de segurança como a nível de usabilidade? Vêem-se a utilizar este tipo de pagamento diariamente?

Deixa o teu comentário em baixo, um Like na página do Facebook e Subscreva o canal no Youtube .

Aplicação para Android 4Gnews.pt

Windows Phone 4Gnews.pt 8 e 8.1