Shortwave: Google continua a teimosia de duplicar aplicações

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A Google já provou em várias ocasiões que tem um terrível hábito de lançar aplicações independentes que servem literalmente o mesmo propósito. Entre os vários exemplos temos as suas duas aplicações de email (inbox/gmail) e também streaming de música (YouTube Music/Play Music).

Chega mesmo a ser frustrante ver a empresa cometer o mesmo erro vezes sem fim, acabando por causar cada vez mais confusão entre os seus utilizadores. Pois bem, parece que vamos ver mais uma aplicação "duplicada" da Google. Novas informações revelam que a empresa poderá estar a preparar o lançamento de mais uma aplicação de Podcasts.

Vê ainda: WhatsApp Android: Faz uma cópia das tuas conversas ou serão apagadas

Infelizmente as informações que surgiram não revelaram grandes especificidades sobre esta nova aplicação, chamada Shortwave. Ainda que se encontre apenas em fase experimental, a descrição que foi revelada assemelha-se bastante à atual aplicação Podcasts.

O mundo dos Podcasts tem ganho uma popularidade incrível durante os últimos anos. Com uma legião de utilizadores a consumir o mais variado tipo de conteúdo áudio. Os podcasts rapidamente se revelaram como uma excelente forma de "absorver" conteúdo on the go.

Google pode voltar a duplicar aplicações com nova app Shortwave

Existem inúmeras plataformas que te dão acesso a centenas de podcasts, com o mundo da tecnologia a ganhar grande destaque. Uma das formas mais práticas de ficar a par dos mais importantes assuntos da tecnologia é através do "super podcast" da 4gnews, que podes aceder facilmente através do podcast da 4gnews, vai ver o que tens perdido!

Esta nova aplicação tem como principal funcionalidade "ajudar os utilizadores a descobrir e desfrutar de conteúdo áudio falado, em novas formas". Para além desta informação revelada por uma fonte próxima do projeto, também o envio de registo de patente revela uma breve descrição da aplicação.

De acordo com a patente, a aplicação Shortwave vai "permitir aos utilizadores pesquisar, aceder e reproduzir ficheiros áudio, e partilhar links para os ficheiros áudio". Não é difícil perceber de imediato a extrema semelhança com a aplicação Google Podcasts.

No entanto, já foi referido várias vezes que os produtos desenvolvidos pela Area 120 não têm nenhuma relação com os da Google. Apesar de ser ainda um projeto em fase experimental, fica também no ar a possibilidade de esta ser uma aplicação direcionada para o iOS.

Atualmente a Google Podcasts é uma aplicação exclusiva para smartphones Android. Por isso, a empresa poderá utilizar esta alternativa para o sistema operativo da Apple.

Outra possibilidade é a deste projeto servir para testar novas funcionalidades, a serem integradas depois na atual aplicação para Android. Mas com o histórico da Google, não seria grande surpresa vermos mais uma "duplicação de aplicações".

Editores 4gnews recomendam:

O Huawei Honor 8X terá o mesmo tipo de notch do Huawei Mate 20

Google Chrome Android: Já podes mudar o design do teu browser

Microsoft Xbox Game Pass chega ao Android com aplicação dedicada

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.