Shein abre mais um processo em guerra aberta contra a rival Temu

Afonso Henriques
Afonso Henriques
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A mais recente ação judicial apresentada pela Shein tem novamente como alvo a sua rival de mercado Temu, continuando um longo historial de luta jurídica entre ambas as empresas.

Neste processo, a Shein acusa a Temu de ser “uma empresa ilegal baseada na contrafação, roubo de segredos comerciais, violação de direitos de propriedade intelectual e fraude”, acusações de que a própria firma já foi alvo no passado.

No entanto, estas acusações encontram-se apenas no primeiro parágrafo, agravando-se ao longo do documento. “(A Temu) Controla todos os aspectos da atividade dos seus vendedores” , lê-se na queixa. “Orienta os produtos que podem listar e controla os preços pelos quais podem vender; incentiva-os a violar os direitos de propriedade intelectual de terceiros; e até os impede de retirar os seus produtos do website da Temu depois de terem admitido a infração”.

Um conflito com historial

shein Group 2024
Crédito: Shein Group

Este é apenas mais um capítulo na guerra aberta entre estas duas empresas, acrescentando a um historial extenso de luta jurídica bidirecional. No passado, a Temu acusou a Shein de "ameaçar fabricantes para prejudicar o crescimento da Temu", enquanto a Shein afirmou que a Temu instruiu os seus influencers a fazerem “declarações falsas e enganosas” em material promocional.

Ambos estes processos foram abandonados em outubro, no entanto, em dezembro, a Temu voltou ao ataque: desta vez, alegou que a Shein teria “ido ao ponto de prender falsamente comerciantes que faziam negócios com Temu”.

Para todos os efeitos, a própria Shein tem, contra si, acusações de roubar material de designers independentes, tornando de certa forma irónica a sua alegação da Temu "violar direitos de propriedade intelectual”.

Entre as alegadas táticas da Temu presentes no novo processo:

  • Roubar segredos comerciais, incluindo informações internas sobre preços
  • Fingir ser a Shein no Twitter “num esforço para desorientar os clientes”
  • Usar a marca registada da Shein em anúncios do Google para a Temu
  • Perder “uma média de 30 dólares” em cada encomenda efetuada para garantir o seu mercado
Afonso Henriques
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O Afonso, tendo explorado algumas áreas, sempre teve um gosto especial por jornalismo. Ávido apreciador de videojogos e tecnologia desde muito novo.