Em setembro teremos novos topos de gama Sony Xperia

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A gigante nipónica Sony organizou uma conferência para os seus investidores há poucos dias na cidade de Tóquio, a capital do Japão. Durante essa mesma conferência foram apresentados os planos para 2018 e próximos lançamentos de smartphone Sony Xperia já em setembro de 2017. A Sony não usufrui de grande popularidade no mercado de dispositivos móveis há vários anos mas continua a encetar esforços para tentar mudar este panorama.

Vê também: Será este o aspecto final do tão aguardado OnePlus 5?

A Sony costuma apresentar novos smartphones Sony Xperia na grande feira de tecnologia de setembro, a IFA que tem lugar em Berlim, capital alemã. Este ano a IFA terá lugar entre o dia 1 e o dia 6 de setembro e lá assistiremos à apresentação de novos topos de gama com o nome Sony Xperia.

Qual o futuro dos Sony Xperia?

Em primeiro lugar, a marca já confirmou que o seu segmento "Premium Standar" no qual se incluem os Sony Xperia X e Sony Xperia X Compact - lançados em 2016 - não terão um sucessor. Será efetivamente o fim desta linha que se colocava entre os topos de game e os gama média convencionais. Escusado será dizer que o seu preço elevado não conquistou os consumidores.

Verdade seja dita, quando estes Sony Xperia foram anunciados as críticas do público não se fizeram tardar. Desde o preço ao facto de não serem efectivamente topos de gama mas sim, dispositivos de gama média alta ou gama média premium, se é que tal se pode afirmar. O resultado? Uma completa apatia do público perante esta gama de smartphones Sony Xperia.

Afirmações comprovadas pelos dados apresentados durante a referida conferência da Sony para os seus investidores no decurso da qual foi apresentado um relatório detalhado a que o blog XperiaBlog teve acesso.

Os smartphones da linha Sony Xperia X no Japão ainda conseguiram atingir 85% do objectivo de vendas traçado pela marca. Contudo, fora do território nipónico este valor ficou-se pelos 31%. É justo dizer que estes Sony Xperia foram uma enorme desilusão para a marca e, face a tamanho insucesso, não admira que a Sony decida não os renovar.

Por outro lado, a Sony já confirmou que está mesmo a planear lançar novos topos de gama já em setembro de 2017 para aproveitar o mediatismo da IFA Berlim. Para além disso, a marca concentrar-se-á, daqui em diante, apenas na gama alta e na gama média. Neste momento temos os topos de gama Xperia XZ Premium - que ainda não chegou a Portugal - o Xperia XZs e os Sony Xperia de gama média como o XA1 e o XA1 Ultra.

Na 4gnews pudemos testar os Xperia X e Xperia XA e, apesar do primeiro ser um bom smartphone, o seu preço retirava-lhe qualquer potencial de sucesso. Já o segundo não passou de uma desilusão. Posto isto, se, por um lado anseio por conhecer e testar o novo Xperia XZ Premium já sei de antemão que em setembro será substituído e isso deixa-me algo frustrado.

De momento ainda não temos qualquer informação sobre as potencialidades e características dos próximos Sony Xperia de gama alta a serem apresentados em setembro mas, segundo consta - rumores - estes terminais poderão adotar o formato (18:9) que tem pautado a tendência no que toca a ecrãs ou telas irreverentes. Veja-se o Galaxy S8 ou o LG G6 - outro que ainda não pisou o solo português.

Qual a tua opinião face à estratégia da Sony com dois Sony Xperia de gama alta por ano?

Outros assuntos relevantes:

Nokia 7 aparece em vídeo que junta todos os rumores acerca do smartphone

Moto X Force começa finalmente a receber atualização Android Nougat

Samsung defende a segurança do leitor de íris nos seus Galaxy S8

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.