Podemos dizer que a Sony tem vindo a desaparecer do mundo mobile. Infelizmente não se está a conseguir destacar face à concorrência. Em vez disso, empresas asiáticas, como a Xiaomi, Huawei ou até OnePlus, ganham mais destaque.
Porém, o novo rumor refere que a Sony está a preparar um telemóvel que vai dar que falar. De acordo com as informações o smartphone contará com 6 câmaras traseiras. A Nokia foi a primeira a trazer 5 câmaras no seu Nokia 9 PureView e a Sony quer ser a primeira com 6. Mas será que é o suficiente para salvar a marca?
O problema da Sony não é qualidade de tecnologia
Podemos dizer que os terminais da Sony são de qualidade. Todos eles oferecem uma qualidade de construção relevantes e características de topo. Na minha opinião, a marca tem 3 grandes problemas.
1- Lançamento de topo de gama de 6 em 6 meses
Já não é a primeira vez que referimos isso. A Sony também não é a única a fazê-lo. Contudo, lançar topo de gama de 6 em 6 meses é simplesmente ridículo. Estás a desvalorizar o equipamento poucos meses depois do cliente pagar um balúrdio por ele. Além disso, os seus equipamentos demoram sempre 2 a 3 meses a chegar às lojas. Ou seja, o utilizador compra um Sony topo de gama e 2 meses depois vê o sucessor a ser revelado
2- Preço dos seus equipamentos
O preço é também um ponto importante. A Sony precisa de ganhar menos dinheiro para crescer. Quando lança um topo de gama a 900€ não pode esperar que os utilizadores fiquem muito entusiasmados. Principalmente quando, como referi no ponto 1, lança o sucessor meses depois.
3- Design dos seus smartphones
A marca bem tenta ser irreverente, porém, já todos vimos que não vale muito a pena. A Huawei cresceu porque soube seguir as linhas dos concorrentes. Aos poucos foi criando as suas linhas e só agora é que cria tendências. A Sony tem de perceber que não pode ditar o futuro do design dos smartphones e seguir as tendências de forma a conseguir atrair clientes da Samsung, Apple e Huawei.
Para que servem tantas lentes neste futuro smartphone?
Ainda não sabemos em concreto para que servirão tantas lentes no smartphone. Contudo, a Sony pode ser inteligente para nos lançar um smartphone com estilo de "canivete suíço". Ou seja, um sensor para cada funcionalidade. Um para grande angular, outro para profundidade, zoom e por aí fora.
A Nokia não o fez com o PureView e tenho de admitir que fiquei um pouco desiludido. Ainda que compreenda que o objetivo da Nokia é dar o maior detalhe possível na fotografia tirada com o smartphone, como utilizador "normal", gostava de ter mais possibilidades. Tal como a Huawei e agora Samsung oferecem.
O telemóvel da Sony ainda está em fase de concepção
Temos de ter em consideração que estas informações são apenas rumores. A imagem que vez acima é um conceito de pura imaginação face as informações recolhidas. Embora a fonte seja de segurança, temos sempre de ficar sempre com um pé atrás face esta informação.
Se a Sony realmente revelar um smartphone com estas capacidade poderemos ter a sua revelação em setembro ou no próximo ano em fevereiro. A marca já mostrou que gosta de mostrar a sua nova gama na IFA e na MWC, feiras de tecnologia que decorrem nos meses referidos acima.
Editores 4gnews recomendam:
- Novas imagens do Google Pixel 4 revelam enorme câmara traseira
- Apple anuncia lançamento do novo Mac Pro e monitor Pro Display XDR para setembro
- Huawei está a tentar construir uma alternativa à Play Store