Será mesmo este o aspecto final do OnePlus 5?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A pouco e pouco as peças do puzzle vão se juntando e o OnePlus 5 começa a compor-se. Este que será o próximo topo de gama da jovem marca chinesa tem sido alvo de várias fugas de informação cada vez mais frequentes e recheadas de informação. Depois de ainda ontem termos visto um leak bastante elucidativo sobre a câmara fotográfica deste smartphone, hoje vemos um esboço do OnePlus 5. Será mesmo assim o próximo "flagship killer"?

Vê também: OnePlus 2: Não esperes Android Nougat para o teu “flagship killer”

Provavelmente não surgirá como surpreendente o fato de hoje em dia ser muito raro uma marca conseguir manter o mistério até à apresentação oficial do produto. Eventualmente, ao longo do desenvolvimento e produção dos produtos há sempre alguma informação que escapa e acaba divulgada na internet.

Aliás, com o passar dos anos sinto que os leaks (fugas de informação ou vazamentos) estão cada vez mais credíveis. Importa sempre conferir e apresentar as fontes (hoje foi a Google Pixel.

O que esperar do OnePlus 5?

De "apenas mais uma marca chinesa" para um das mais promissoras construtoras de smartphones, a OnePlus tem trilhado um percurso de sucesso. Apesar de algumas das suas decisões permanecerem questionáveis - e sim, refiro-me ao precoce fim do OnePlus 3 a velocidade de carregamento é impressionante, sendo capaz de atingir cerca de 60% da sua bateria em trinta minutos. A confirmar-se esta informação, o novo OnePlus 5 quase que dobra os resultados alcançados pelos seus antecessores. Teremos ainda uma tela ou ecrã de 5.5 polegadas. Desta feita com resolução Quad-HD (2K), protegido pelo vidro Gorilla Glass 5.

O "meu" OnePlus 5 ideal

Chegamos a uma altura em que praticamente todos os smartphones recentes possuem um desempenho e fluidez irrepreensíveis. Com 4, 6 ou quem sabe 8GB de memória RAM seria de estranhar se assim não fosse. Contudo, sinto que as marcas gostam de nos "atirar" números gordos e impressionantes para mascarar a falta de inovação de ano para ano.

Agora que a maioria dos topos de gama são renovados anualmente, exceptuando a Sony que de 6 em 6 meses nos presenteia com novos flagships, a margem de melhoria e inovação começa a ser cada vez mais magra em cada nova geração. Ora, pelo lado positivo, ninguém precisa de comprar um smartphone novo por ano. A menos que sejas um entusiasta compulsivo de tecnologia. Ou techblogger, essa espécie na qual me incluo e que não resiste em experimentar "as novidades".

Posto isto, para o OnePlus 5 desejo um smartphone mais ergonómico - não mais fino - mais agradável de utilizar com uma só mão. Olhem para os iPhone 7 Plus. Foi aqui, e na autonomia de bateria, que senti as maiores falhas nos OnePlus 3 e mesmo no OnePlus 3T o quesito da câmara fotográfica ainda não estava perfeito.

Quero um OnePlus 5 em metal mas não me oporia a um misto entre vidro e metal caso isto me permitisse carregar o smartphone através da indução (carregamento sem-fios). Quero um software estável e não me importo muito se não for o Android Nougat ou Android Marshmallow. Quero um smartphone robusto mas elegante. E não, não vou utilizar capa de proteção mas... não descarto a possibilidade de usar uma Style Cover. Essas conseguem tornar o smartphone ainda mais atraente. O OnePlus 5 será apresentado oficialmente em meados de junho. Trará uma nova câmara fotográfica que está a ser desenvolvida em parceria com os peritos da Samsung Galaxy S8 senti que o futuro passa por aqui. Ah, e o preço do OnePlus 5? Pois...creio que este estará muito perto dos $499 dólares ou €499 euros.

E para ti, como seria o OnePlus 5 perfeito?

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy J5 (2017) e Galaxy J7 (2017) novamente esmiuçados

Motorola Moto X Play recebe actualização para Android 7.1.1 Nougat

Apple pode apresentar dois novos iPad Pro na WWDC 2017

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.