OnePlus 5
Será este o aspecto final do OnePlus 5?

A pouco e pouco as peças do puzzle vão se juntando e o OnePlus 5 começa a compor-se. Este que será o próximo topo de gama da jovem marca chinesa tem sido alvo de várias fugas de informação cada vez mais frequentes e recheadas de informação. Depois de ainda ontem termos visto um leak bastante elucidativo sobre a câmara fotográfica deste smartphone, hoje vemos um esboço do OnePlus 5. Será mesmo assim o próximo “flagship killer”?

Vê também: OnePlus 2: Não esperes Android Nougat para o teu “flagship killer”

Provavelmente não surgirá como surpreendente o fato de hoje em dia ser muito raro uma marca conseguir manter o mistério até à apresentação oficial do produto. Eventualmente, ao longo do desenvolvimento e produção dos produtos há sempre alguma informação que escapa e acaba divulgada na internet.

   

Aliás, com o passar dos anos sinto que os leaks (fugas de informação ou vazamentos) estão cada vez mais credíveis. Importa sempre conferir e apresentar as fontes (hoje foi a slashleaks) onde vimos este esquema do OnePlus 5 e pessoalmente gostei do seu design, de certa forma irreverente à lá Google Pixel.

O que esperar do OnePlus 5?

OnePlus 5

De “apenas mais uma marca chinesa” para um das mais promissoras construtoras de smartphones, a OnePlus tem trilhado um percurso de sucesso. Apesar de algumas das suas decisões permanecerem questionáveis – e sim, refiro-me ao precoce fim do OnePlus X – esta é uma das marcas que mais nos tem surpreendido. Agora, na iminência da apresentação oficial do OnePlus 5 começamos a ter uma boa ideia daquilo que ele nos trará.

Escusado será dizer que será potente, que terá todas as especificações técnicas dignas de um topo de gama para 2017. Desde o melhor processador da Qualcomm, o Snapdragon 835 com 6 ou 8GB de memória RAM e 64 ou 128GB de armazenamento interno. A sua construção será metálica e esperemos que desta feita seja mais confortável utilizar este smartphone com uma só mão.

O que mais poderíamos querer? Uma boa bateria é claro! Felizmente, segundo as fugas de informação, o smartphone virá equipado com uma bateria de 3300mAh. Para além de uma boa capacidade, de acordo com um novo rumor, o OnePlus 5 poderá carregar totalmente a sua bateria em apenas trinta minutos. Sim, chegar dos 0% aos 100% em apenas meia hora será algo fora do normal.

Já no OnePlus 3 a velocidade de carregamento é impressionante, sendo capaz de atingir cerca de 60% da sua bateria em trinta minutos. A confirmar-se esta informação, o novo OnePlus 5 quase que dobra os resultados alcançados pelos seus antecessores. Teremos ainda uma tela ou ecrã de 5.5 polegadas. Desta feita com resolução Quad-HD (2K), protegido pelo vidro Gorilla Glass 5.

O “meu” OnePlus 5 ideal

Chegamos a uma altura em que praticamente todos os smartphones recentes possuem um desempenho e fluidez irrepreensíveis. Com 4, 6 ou quem sabe 8GB de memória RAM seria de estranhar se assim não fosse. Contudo, sinto que as marcas gostam de nos “atirar” números gordos e impressionantes para mascarar a falta de inovação de ano para ano.

Agora que a maioria dos topos de gama são renovados anualmente, exceptuando a Sony que de 6 em 6 meses nos presenteia com novos flagships, a margem de melhoria e inovação começa a ser cada vez mais magra em cada nova geração. Ora, pelo lado positivo, ninguém precisa de comprar um smartphone novo por ano. A menos que sejas um entusiasta compulsivo de tecnologia. Ou techblogger, essa espécie na qual me incluo e que não resiste em experimentar “as novidades”.

OnePlus 5
Dash Charge, um dos maiores trunfos da OnePlus

Posto isto, para o OnePlus 5 desejo um smartphone mais ergonómico – não mais fino – mais agradável de utilizar com uma só mão. Olhem para os Samsung Galaxy S8, peguem num e digam-me que não são cativantes, que a sua “pegada” não é agradável. Desejo ainda uma nova câmara fotográfica. Capaz de rivalizar com as melhores do mercado – Huawei P10 & P10 Plus, Galaxy S8&s8+, Google Pixel e iPhone 7 Plus. Foi aqui, e na autonomia de bateria, que senti as maiores falhas nos OnePlus 3 e mesmo no OnePlus 3T o quesito da câmara fotográfica ainda não estava perfeito.

Quero um OnePlus 5 em metal mas não me oporia a um misto entre vidro e metal caso isto me permitisse carregar o smartphone através da indução (carregamento sem-fios). Quero um software estável e não me importo muito se não for o Android Nougat ou Android Marshmallow. Quero um smartphone robusto mas elegante. E não, não vou utilizar capa de proteção mas… não descarto a possibilidade de usar uma Style Cover. Essas conseguem tornar o smartphone ainda mais atraente.
O OnePlus 5 será apresentado oficialmente em meados de junho. Trará uma nova câmara fotográfica que está a ser desenvolvida em parceria com os peritos da DxO e deverá incorporar 2 sensores. A sua resolução deverá ser de 12MP sendo um deles RGB e o segundo a P&B. Esperamos melhorias significativas neste quesito, especialmente nas fotos noturnas ou com pouca iluminação.

Além disso, e para terminar. Será este ano que teremos um OnePlus 5 com margens (bezels) curvos? Não que isto seja um fator decisivo na hora da compra mas depois de ter utilizado o Samsung Galaxy S8 senti que o futuro passa por aqui. Ah, e o preço do OnePlus 5? Pois…creio que este estará muito perto dos $499 dólares ou €499 euros.

E para ti, como seria o OnePlus 5 perfeito?

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy J5 (2017) e Galaxy J7 (2017) novamente esmiuçados

Motorola Moto X Play recebe actualização para Android 7.1.1 Nougat

Apple pode apresentar dois novos iPad Pro na WWDC 2017

Fonteslashleaks
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).