Será esta "união" da Apple mais um remake do falhanço da HTC

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 3 min.

Bem é-nos familiar, que a HTC também esteve ligada á Beats em tempos e realmente tinha grandes ambições para o projecto e o que aconteceu foi que não correu como o esperado e pode mesmo dizer-se que foi um falhanço!!!

Na esquerda o CEO da Beats Jimmy Iovine, no centro o CEO da HTC Peter Chou,e á direita Dr. Dre.

Vamos lá pensar: "Um fabricante de renome internacional a comprar uma marca como a Beats para ganhar algum crédito enquanto marca premium!" E não, não estou a falar sobre este possível acordo entre a Apple e a Beats, que o Financial Times noticiou quinta-feira. Estou a referir-me á tomada da HTC na participação maioritária na empresa de Dr.Dre, num acordo anunciado á 3 anos atrás.

A HTC teve um investimento de 300 milhões de dólares, o que causou alguma preocupação e desanimo na própria empresa de smartphones, pois foi um investimento na altura avultado para o pouco sucesso que teve a parceria e para uma empresa como a HTC que apesar de tudo se continuava a tentar integrar no mercado high-end. Bem, a Apple aparentemente, segundo rumores fez uma proposta muitissimo acima da proposta da HTC á 3 anos atás e inflacionado o valor desta feita em 3.2 biliões de dólares pela Beats.

A fonte contactou a HTC e a Apple para pedir informações mais detalhadas, algo que ficou a aguardar. Mais tarde, o cantor e compositor Tyrese Gibson colocou um vídeo e uma foto na sua página do Facebook corroborando as informações de uma possível aquisição aquisição da Apple. Para se ter-mos uma noção do que a Apple planeia fazer com a Beats, é fundamental perceber o que fez (e o que não fez) a HTC.

A aquisição da participação da HTC na Beats surgiu por parte da obsessão do CEO Peter Chou com uma qualidade de sem igual nos seus smartphones. Depois de anunciar o acordo, Chou expressou o desejo de integrar uma experiência de áudio beats nos seus terminais.

A HTC criou o Rezound, e na caixa junto com os smartphone vinham uns phones da Beats by DR.DRE, comoparte de um acordo de exclusividade com a Verizon Wireless. OS smartphones da fabricante de Taiwan, como o HTC ONE X trazia o logótipo Beats estampado na capa traseira. Infelizmente, ninguém parecia muito interessado O Rezound foi um dos muitos fracassos que a HTC lançou em 2011

Parte problema: O custo dos phones da Beats o que significou que os smartphones inflacionaram o seu preço em 50% devido ao custo extra da Beats e outras grandes marcas vendiam a mesma qualidade por preços abaixo de metade em alguns casos destes HTCs.

Entre HTC ONE X e Samsung Galaxy S3 a batalha era ganha pela Samsung porque oferecia mais ou igual por menos!!! Em Julho de 2012, ficou claro para Peter Chou que o negócio não estava a correr bem. Foi então que a HTC decidiu vender metade de sua participação novamente á Beats por 150 milhões de dólares. HTC decide depois em Setembro do mesmo ano vender a participação restante na Beats por 265 milhões de dólares, e marcando um ligeiro ganho fazer seu investimento.

Na semana passada, a HTC anunciou uma edição especial Harman Kardon para o seu HTC One M8, com phones especiais e software de áudio. Como o seu antecessor o M7, o HTC One M8 também vem com alti-falantes "Boomsound" para uma melhor projecção de música e filmes. Chou disse à nossa fonte que este movimento era parte de seu compromisso de melhorar a qualidade de áudio dos seu smartphones Acrescento que a HTC foi capaz de conseguir tudo isto se fazer nenhum investimento na Harman Kardon.

Se a Apple realmente comprar a Beats, será certamente uma situação diferente e aparentemente mais potencial. Além da linha de phones e headphones, a empresa de Dr. Dre lançou recentemente um serviço de streaming de assinaturas chamado "Beats music", que a AT & T oferece nos seus smartphones. E sendo a Apple uma empresa muito maior com dramaticamente mais alcance e reconhecimento do que a HTC, tem honestamente mais potencial comercial. Mas será esta aquisição da Apple mais um flop semelhante á HTC em 2011?

Provavelmente a HTC deve estar neste momento que será mais um falhanço como o seu!!!

Quem sabe?

Deixa-nos a tua opinião e não te esqueças faz o teu like e partilha se poderes, ajuda-nos a crescer!!!

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.