Ser utilizador Apple é ser um utilizador feliz

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 4 min.

Muitos dos nossos seguidores dizem que falamos muito de android, outros acreditam que sou um Apple fã que não vê mais nada à frente, pelo menos a última afirmação não é verdade. Relativamente aos artigos, android tem cerca de 80% do mercado móvel, claro que a possibilidade de surgir um artigo android é maior que Apple ou windows, mesmo assim, tentamos manter a coerência, imparcialidade e opinião nos artigos falados. Este artigo é a minha opinião, fiquem livres de comentar, criticar ou apoiar a minha opinião, nada mais que isso é, apenas uma opinião.

Quanto a mim, se não conheces e nos estás a ler pela primeira vez, deves saber que utilizo android como daily driver, sou um apologista de Open Source e acredito que android e Software Open Source são o futuro, mas não invalida o facto de neste momento acreditar que ser um utilizador Apple (iPhone) faria de mim mais feliz.

A maior parte dos hatters Apple, nunca testaram um produto Apple e quando falo testar não digo pegar num iPhone e mexer nele, nem ir a um mac e escrever lá um texto. Testar é viver com o material, transformar a tua vida consoante o terminal ou gadget que tens, por exemplo as nossas reviews são feitas dessa forma, quando recebemos um smartphone para testes, pousamos o nosso smartphone diário, ou daily driver, e pegamos no tester, usando-o como nosso e com a nossa exigência durante 2 semanas a 3 semanas.

Por isso afirmo que ser um utilizador Apple é um utilizador feliz, porque o ecossistema é simplesmente brutal. Para além de uma infinidade de androids cá em casa, sou dono de um iMac, Macbook Pro, Macbook Air e dois iPhones que não utilizo. Todos estes terminais foram comprados à medida que a minha vida exigia isso mesmo e cada vez me vejo mais dependente da porra da maçã.

Desde a simplicidade do OSX, que para utilizadores avançados deve ser um problema, até à ideia de como existe uma harmonia entre plataformas. O maior problema dos produtos da maçã é mesmo o preço. Todos sabemos que pagar 1500Euros por um Mac que não tem "metade" das especificações que pagaríamos num Windows, ou pagar 700€ por um iPhone com uma câmara de 8MP não é fácil.

Apple é um produto caro, os terminais sejam eles quais forem são pensados ao pormenor e queiras ou não, se comprares um iPhone estás a pagar horas de pensamento e não os materiais que eles trazem.

Mas na sua plenitude é um ecossistema super organizado. Desde o iCloud à forma similiar como as coisas funcionam, a Apple consegue dar especificações menores mas com uma qualidade superior, como costumo dizer, "A Apple faz menos que os outos, mas o que faz, faz melhor!"

Como referi não sou utilizador iOS pela limitação do SO, mas se não me sentisse assim, a minha vida seria completa com um iPhone. Os meus 3 Mac conectados com o meu smartphone e quem sabe o meu relógio tablet e TV, tudo num ecossistema que qualquer outra marca inveja ter.

Podemos ter isso tudo com um mix de outras plataformas, "mirror para a TV aqui" e Google Docs e Google fotos para ali, não existe até agora nenhuma empresa capaz de o fazer e quem está mais perto é mesmo a Microsoft com Windows 10, quando se mistura muitas empresas com ideias diferentes o resultado é normalmente inferior do que uma empresa a pensar num objectivo concreto. Veremos até que ponto Windows 10 poderá ser uma boa opção no futuro.

E claro, podem e devem contrastar o quão difícil é passar uma música para o Mac do smartphone, ou como é difícil instalar uma app que não esteja na Apple Store no iPhone, ou até mesmo, as restrições de memória do iCloud, mas se pensarem bem, só o último "problema" é que é realmente um problema, ( que pode ser resolvido com papel verde ) porque todos os outros são resolvidos ao utilizar produtos Apple e se não podes instalar uma app no iPhone que não está na Apple Store é porque a Apple acredita que por algum motivo não deve estar.

Mais uma vez é por estas razões que o meu SO mobile continua a ser android, mas temos de dar a mão à palmatória, para quem quer utilizar o smartphone e PC sem problemas ou tweeks, nada melhor que os produtos Apple, e relativamente ao preço, só compra quem pode e quer, certo?

Deixa a tua opinião nos comentários e tem em conta que isto não é um Apple Fan a falar, mas sim um utilizador Apple satisfeito.

Talvez queiras ver:

  • Nada de OnePlus Two, mas OnePlus One com 50€ de desconto nas Flash Sales
  • Asus apresenta ZenPad 8 e ZenPad S 8 para a Computex Taipei
  • Mentalizem-se que nem sempre Android é a melhor opção
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.