Sensores de 100 MP para selfies estão a caminho, mas não vais gostar!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Os sensores fotográficos presentes nas câmaras dos smartphones apresentaram uma evolução incrível ao longo dos últimos anos, dando um salto enorme no número de megapixels apresentados. No entanto, a maior evolução verificou-se maioritariamente nos câmaras traseiras.

Depois de vermos muitos smartphones apresentarem um sensor principal de 108MP (Xiaomi Mi Note 10, Mi 10 Pro, Galaxy S20 Ultra, etc.), novas informações apontam para mais uma revolução.

De acordo com o reconhecido leaker chinês Digital Chat Station, estão a caminho sensores de 100MP para selfies, ou seja, para as câmaras frontais dos smartphones.

Infelizmente, o leaker não adianta mais informações sobre a sua revelação, não informando quando poderá ser apresentado o primeiro smartphone e de que fabricante será.

Câmaras selfie de 100MP vão obrigar a grandes sacrifícios

Ainda que a ideia de tirar selfies com um sensor de 100MP possa ser muito aliciante, os sacrifícios a que isso irá obrigar vão deixar muitos utilizadores frustrados.

Um dos grandes motivos para vermos estes sensores apenas nos módulos traseiros é muito simples, a dimensão física dos sensores. Quando comparados com sensores de 32MP (o máximo que se vê habitualmente nas câmaras frontais), estes sensores de 100MP são muito maiores.

Assim, para que possam ser implementados no painel frontal do smartphone, será garantidamente fazer alguns sacrifícios. A sua implementação vai obrigar as fabricantes a optar por um punch hole/notch de grandes dimensões ou até mesmo regressar às antigas margens superiores mais espessas.

Além disso, o aumento do número de megapixels num sensor resulta numa redução considerável do tamanho dos pixels, acabando por limitar as suas capacidades de absorver luz.

Para já, tudo indica que a melhor alternativa para conseguir tirar selfies com um sensor desta dimensão será através de mecanismos que permitam a rotação das suas câmaras principais.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi com Android 12 e MIUI 13: lista de smartphones que devem receber a atualização
  • WhatsApp: como esconder o estado Online dos teus contactos
  • Mercedes-Benz: problema de software obriga à recolha de mais de um milhão de carros
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.