Se há algo que todos temos de reconhecer como a Sony sendo excelente, é nas suas câmaras. Para além de equipar toda a linha Xperia com os seus magníficos sensores, é também uma das principais fornecedoras de sensores fotográficos para smartphones de topo, como a Samsung que muitas vezes recorre a estes.
Não parando de surpreender, a empresa lançou um vídeo no Youtube onde revela as capacidades do seu novo sensor fotográfico no que toca a gravação de vídeo. As suas funcionalidades mostram o que a fabricante é capaz de fazer quando “joga em casa”.
Ver ainda: Estes são os smartwatches que recebrão o Android Wear 2.0
O sensor CMOS de tripla-camada é capaz de gravar vídeo em super slow-motion a uns impressionantes 1 000 fps em Full HD (1920 x 1080p). Se isto não surpreende, basta pensar que este sensor consegue uma captação oito vezes mais rápida que qualquer outro sensor da concorrência.
Tudo isto é possível através da junção de um sensor de tripla-camada a uma incrivelmente rápida DRAM que consegue reproduzir imagens a um ritmo extremamente acelerado.
Segundo palavras da própria Sony, este sensor é capaz da captura de imagens a 19.3MP em apenas 1/120 de segundo, “quatro vezes mais rápido do que qualquer sensor convencional”.
Este tipo de velocidade reduz imenso a distorção do plano focal. Nas câmaras equipadas com sensores CMOS, a leitura da imagem ocorre na vertical, o que facilita o desempenho do sensor na captação de imagens a alta velocidade. Isto é, precisamente, demonstrado pela Sony através de duas imagens captadas com um sensor convencional e o novo sensor da Sony.
Como já dito acima, a principal funcionalidade deste sensor é mesmo a sua capacidade de gravar em super slow-motion.
Melhor dizendo, desempenhar esta função a 1 000 fps em Full HD destaca esta câmara de qualquer uma das que possamos encontrar no mercado. A titulo de exemplo, a câmara do Google Pixel, uma das melhores do mercado, apenas consegue apenas atingir os 120 fps em Full HD.
Faltam, de facto, palavras para descrever o que a Sony conseguiu atingir com este sensor. E na falta de palavras, deixamos assim o vídeo acima lançado pela empresa no Youtube, para que o possas contemplar.