Séniores na Internet: o que pesquisam os mais velhos em Portugal?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O acesso à Internet, a todas as faixas da população, é atualmente uma necessidade, quase um bem indispensável. Permite-nos saciar a curiosidade, fazer compras online, ver filmes e séries, ou simplesmente aprofundar o conhecimento numa qualquer temática do nosso agrado.

Mas, o que procura a faixa mais madura da sociedade na Internet? De acordo com um novo estudo promovido pela Fundação MAPFRE, e que contou com a ajuda da Google, temos agora as respostas. A pesquisa foi pela primeira vez feito em Portugal e revela alguns dos hábitos dos séniores portugueses.

A Geração “Silver” é a que mais lê notícias na Internet

Estudo Portugal

O I Barómetro do Consumidor Sénior, apresentado na passada quarta-feira em Lisboa. Foi feito com base em inquéritos a mais de 1000 pessoas, incluía um estudo realizado pela Google com base nas pesquisas de 1,8 milhões de pessoas na Internet.

Assim, nesta pesquisa realizada pela gigante tecnológica, concluiu-se que a população digital sénior portuguesa utiliza a internet como um canal educativo informativo no seu dia a dia.

Tendo como base uma amostra de mais 1,8 milhões de pessoas com mais de 55 anos, as conclusões demonstram ainda que a geração que tem mais de 55 anos em Portugal navega na Internet. E, além disso, tem um interesse mais elevado em levar uma vida ativa e diversificada do que outros grupos etários.

Dicas, tutoriais e como fazer? As preferências da população +55 em Portugal

Com efeito, 49% da população digital +55 pertence ao segmento Do It Yourself. Na prática, consultando regularmente tutoriais online sobre bricolage, decoração, manutenção ou reparação de veículos.

É, aliás, 69% mais provável encontrar Do It Yourselves entre os 55+ do que entre todos os outros grupos etários.

Para além disso, 32% desta população informa-se em canais online sobre receitas culinárias. É também, aliás, 81% mais provável encontrar uma pessoa de 55+ a consultar receitas do que nas restantes idades.

Geração sénior está mais informada sobre a atualidade

A geração digital sénior portuguesa está informada sobre a atualidade política e económica. Aliás, 30% da população está a par das últimas notícias online sobre entretenimento.

Mais ainda, é 56% mais provável encontrar uma pessoa de 55+ a par das notícias do que nas restantes idades. Há 2,07 vezes mais probabilidades de encontrar uma pessoa de 55+ atualizada sobre as notícias locais online do que nas restantes idades.

Por outro lado, e curiosamente, é 6% mais provável encontrar uma pessoa 55+ a par das notícias do que nas restantes idades 48% pertence ao segmento Avid investors. Ou seja, os investidores ativos que se informam online, enquanto em D55- é de 39%.

Numa outra tónica, cerca de 25% da população que navega na Internet está interessada em atividades de fitness. Aqui sendo 14% mais provável encontrar uma pessoa interessada em hábitos de vida saudáveis entre os maiores de 55 do que nas restantes idades.

Em suma, o I Barómetro do Consumidor Sénior em Portugal estuda pela primeira vez os consumidores seniores (com mais de 55 anos) em Portugal.

Por fim, perto de 40% da população portuguesa tem mais de 55 anos. Ora, são mais de 3,8 milhões de pessoas numa população de 10 milhões de habitantes, colocando enormes desafios a empresas, instituições e marcas.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.