
Mensagens falsas imitam voz e estilo de Marco Rubio
Um impostor com voz gerada por inteligência artificial tem-se feito passar por Marco Rubio, atual secretário de Estado dos Estados Unidos.
O Washington Post revelou que vários altos responsáveis, incluindo três ministros estrangeiros, um governador e um congressista, receberam mensagens de texto e voz que imitavam a voz e o estilo de escrita de Rubio.
Ataques via Signal com conta falsa
Segundo um memorando do Departamento de Estado, o impostor deixou mensagens de voz na aplicação Signal e convidou os alvos a juntarem-se à plataforma. A conta falsa foi criada com o nome “marco.rubio@state.gov”.
Embora ainda não se saiba quem está por trás da tentativa de fraude, tudo indica que o objetivo era aceder a informação sensível ou a contas protegidas.
O que é a Signal?
A Signal é uma aplicação de mensagens conhecida pelo seu elevado nível de privacidade e encriptação de ponta a ponta.
Muito usada por jornalistas, ativistas e até por membros de governos, a app permite o envio de mensagens e chamadas que não podem ser facilmente intercetadas ou monitorizadas. É justamente essa reputação de segurança que torna a Signal atrativa para cibercriminosos que tentam passar despercebidos.
Alerta a nível global para diplomatas e governos
As autoridades americanas pedem agora que diplomatas em todo o mundo alertem os seus parceiros para a ameaça de atores maliciosos que se fazem passar por membros do governo dos EUA.
O caso reacende o debate sobre os riscos do uso de IA para fins maliciosos e reforça a necessidade de vigilância digital.
Alertas do FBI e outros problemas de imitação com IA
Em maio, o FBI já tinha emitido um alerta sobre pessoas que se fazem passar por altos funcionários do governo norte-americano.
O aviso recomendava que qualquer mensagem que pareça vir de figuras públicas seja verificada antes de ser considerada legítima.
A utilização de inteligência artificial para imitar vozes tem vindo a aumentar. Nas eleições norte-americanas anteriores, surgiram chamada-robôcom voz falsa de Joe Biden, e há investigações em curso sobre tentativas de imitar figuras ligadas a Donald Trump.
O caso de Rubio mostra que esta tecnologia pode ser usada de forma altamente sofisticada... e perigosa.
E porque nem toda a IA é má, fica com este artigo sobre a chegada do Gemini aos smartwatches da Samsung