Há boas notícias para quem tem de pagar o selo do carro anualmente e nem sempre acerta com a data-limite para o fazer: o Governo decidiu alterar a forma de pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC), que passa a poder ser pago sempre com o mesmo prazo, independentemente da data de matrícula do veículo.
A decisão, aprovada esta quinta-feira em Conselho de Ministros, prevê também a possibilidade de os condutores poderem pagar o ‘selo’ em duas prestações nos valores acima dos 100 euros, de forma a tornar menos ‘dolorosa’ a conta.
31 de dezembro para todos
A partir de agora o pagamento do IUC em Portugal passa a ser feito até dia 31 de dezembro do ano de matrícula da viatura, ao contrário do que sucedia até agora, cujo prazo dependia do mês de matrícula da viatura. Em alguns casos, os condutores passam assim a ter mais tempo para pagar este imposto, independentemente de os carros terem sido matriculados em janeiro, ou no final do ano.
Da mesma forma, também os valores poderão ‘pesar menos’ a pagar, uma vez que o pagamento em duas vezes, em valores acima dos 100 euros, deverá abranger um número elevado de contribuintes, sobretudo aqueles que possuem veículos a gasóleo e com cilindradas elevadas.
A medida agora aprovada em Conselho de Ministros faz parte da chamada Agenda para a Simplificação Fiscal, com a qual o Governo pretende “reduzir os custos de contexto dos contribuintes”.