Longe vão os tempos da Segway que deu nome ao inovador veículo elétrico de duas rodas que desafiava a gravidade – agora designado por ‘Self-Balacing’ pela própria marca, que passou a integrar os chineses da Ninebot.
A atual Segway alargou, de forma significativa, o tipo de veículos propostos no mercado e pretende mesmo apostar no segmento das motorizadas todo-o-terreno elétricas, como passo natural após entrar no mercado das scooters.
A primeira amostra foi feita durante a CES 2025, sem grande ‘hype’ por parte dos visitantes, mas a marca está mesmo decidida em entrar neste segmento. Para isso, decidiu fazê-lo da maneira mais desafiante: entrar no exigente Rali Dakar.
Da CES 2025 para o deserto
A nova motorizada Segway X1000 foi especialmente concebida para participar no Dakar, com a empresa a desenvolver o modelo “a partir do zero” em cerca de dez meses, segundo informações do site New Atlas.
Trata-se de uma mota todo-o-terreno ‘pura’, baseada num chassis único e sistema de duplo amortecedor traseiro, desenvolvido pela Segway para assegurar uma boa distribuição do peso, contando a pesada bateria de 14,5 kWh, refrigerada a água, integrada no próprio chassis.
A consequência mais direta desta opção surge, sobretudo, no peso da mota, que ascende aos 240 Kg, acabando por condicionar também a velocidade.
O modelo integra um motor elétrico de 50kW, capaz de proporcionar velocidades máximas de 145 km/h - o que, não sendo propriamente um valor estonteante, vem com a garantia de o atingir em qualquer tipo de terreno, aproveitando o binário de 190 Nm. De forma a permitir diferentes tipos de condução, consoante o contexto, a Segway X1000 disponibiliza três modos de condução - eco, normal e desportivo.
A Segway compete no Dakar 2025 integrada na categoria 'Future Mission 1000', destinada a veículos movidos a combustíveis alternativos, com a sua presença a ser assegurada por três pilotos - o argentino Benjamim Pascual, com uma versão da X1000 com motor de 50 kWh, e os pilotos chineses Yang Jie e Xu Jianhao, que correm em versões com motores de 60 kWh.
De acordo com a mesma fonte, a Segway já confirmou que, por enquanto, não tem planos para desenvolver uma versão da X100 para o mercado de consumo.