Zimperium afirma que aplicação Airdroid tem várias falhas de segurança

Pedro Ramos
Pedro Ramos
Tempo de leitura: 1 min.

A aplicação Airdroid permite que exista uma maior interacção entre o teu smartphone e o teu computador. Através dela poderás ver todas as notificações do teu equipamento, receber e enviar mensagens e também aceder aos ficheiros do teu terminal directamente a partir do teu computador.

Vê ainda: Best of 2016 da Google Play: as melhores aplicações, jogos e conteúdos do ano

A aplicação é uma das mais famosas no seu ramo, contando já com muitos milhões de downloads, mas nem tudo é um mar de rosas.

Em Maio uma empresa de segurança chamada de Zimperium, descobriu graves problemas de segurança presentes nesta aplicação e 6 meses depois os problemas permanecem.

De acordo com a empresa, um atacante ligado à mesma rede de Internet é capaz de interceptar a verificação de actualizações, enviar uma aplicação fraudulenta para o smartphone da vítima conseguindo, através disso, ter acesso às informações privadas, desde a passwords, e-mails, entre outras.

A empresa publicou um relatório no seu site onde se pode ler:

«A aplicação AirDroid possui canais de comunicação inseguros, a fim de enviar os dados usados para autenticar o dispositivo ao seu servidor de estatísticas. Esses pedidos são criptografados com DES (modo ECB), no entanto, a chave de criptografia é codificada dentro da própria aplicação (onde o atacante pode ter acesso total). Qualquer pessoa com más intenções que esteja ligada à mesma rede do dispositivo de destino poderia executar um ataque man-in-the-middle, a fim de obter credenciais de autenticação e fazer-se passar pelo utilizador para obter mais pedidos».

É mau ver que os developers da aplicação ainda não tenham resolvido esta grave falha, já que a segurança dos seus utilizadores deveria ser a sua principal prioridade, mas esperemos que uma próxima actualização a resolva.

Talvez queiras ver:

Fotografias do próximo Moto X (2017) aparecem em “leak”

Moto 360 pode ter chegado ao fim

Apple iPhone 7 Plus ou BLUBOO Edge? Qual é o mais rápido?